AstraZeneca

Vacinação contra Covid em gestantes segue suspensa no RN

Ainda não há prazo para retomada da imunização desse grupo no estado

O Rio Grande do Norte mantém suspensa, nesta quarta-feira (12), a vacinação de mulheres grávidas com a vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, após recomendação da Anvisa, que foi seguida pelo Ministério da Saúde.

Ainda não há prazo para retomada da imunização desse grupo no estado. Até agora, os municípios potiguares só tinham vacinado gestantes com comorbidades.

Segundo o município de Natal, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda orientação sobre qual imunizante usar para vacinação das gestantes. O estado e a capital não suspenderam a imunização de puérperas com comorbidades.

A recomendação do estado aos municípios, para a suspensão, foi feita por meio de uma nota informativa publicada nesta terça-feira (11), após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata da aplicação da vacina da AstraZeneca/Fiocruz nesse público.

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (11) que a vacinação de grávidas e de puérperas no Brasil contra a Covid-19 será restrita somente às mulheres com comorbidades (doenças pré-existentes) e elas devem receber apenas as vacinas CoronaVac e Pfizer.

Alguns estados, como o Rio de Janeiro, estão usando as vacinas CoronaVac e da Pfizer para imunização de gestantes, entretanto, a CoronaVac está em falta no Rio Grande do Norte e o estoque do imunizante nos municípios está sendo usados exclusivamente para aplicação de segunda dose de pessoas que já estão com o reforço atrasado.

*Com informações do G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...