saúde

Vacinação contra a gripe atinge apenas 53% do público

Cobertura vacinal registrada até agora é uma das menores dos últimos anos

Passada uma semana do dia D da campanha contra a gripe Influenza, ocorrido em 97, a cobertura vacinal no Rio Grande do Norte ainda segue muito abaixo do planejado pelas autoridades sanitárias.

Até agora, apenas 690.868 das 1.295.751 pessoas aptas a ser imunizadas compareceram aos postos de saúde para receber a dose do imunizante. Com isso, a cobertura vacinal atingiu até esse momento, apenas 53% do público-alvo. Esse é um dos menores índices registrados nos últimos anos.

No ano passado, o Estado atingiu 93,65%, bem acima dos 90% previstos. O Rio Grande do Norte, inclusive, ficou em sétimo lugar em todos os Estados da federação com melhor cobertura vacinal em todo o País.

Em 2020, no Brasil, a campanha atingiu 90,2% da meta, um pouco acima dos 90% planejados.

A baixa cobertura se explica, em parte, pelas sistemáticas campanhas realizadas por grupos antivacinas contra imunizantes. Exemplo disso, é que a cobertura vacinal no Brasil está agora em apenas 48,8%, abaixo inclusive do índice conseguido pelo Rio Grande do Norte.

Até essa sexta-feira, em todo o país, foram aplicadas 44.232.785 doses da vacina, de um total de 79.744.770 previstas para serem utilizadas.

A campanha nacional de vacinação contra a influenza deste ano foi iniciada em 12 de abril. Apesar de ter sido encerrada em dia 9 deste mês, as doses seguem á disposição da população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) em todo Brasil.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support