ESTUDO

Vacina da gripe pode evitar sintomas graves da Covid-19

Aplicada todos os anos no Brasil e diversos países, a vacina da gripe pode ajudar a evitar os sintomas graves da Covid-19. A pesquisa, que analisou dados de mais de 74 mil registros de saúde, foi divulgada nesta semana durante o Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas.

De acordo com os cientistas da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, as chances das pessoas vacinadas contra gripe precisarem de internação em UTIs foi até 20% menor quando comparadas com o grupo que não foi imunizado contra a gripe.

Entre os não imunizados havia ainda 45% a mais de chances de desenvolver infecção generalizada, 58% de derrame e 40% a mais de trombose venosa profunda.

Do total, 37,3 mil pessoas haviam tomado a vacina da gripe em até seis meses antes de terem covid-19. A pesquisa utilizou um segundo grupo, com a mesma quantidade de pessoas, que não tomou o imunizante contra a gripe.

Os pesquisadores acreditam que uma das justificativas para o resultado é o fato das vacinas para gripe estimularem o sistema imunológico a trabalhar, o que pode ajudar no combate contra o novo coronavírus. No entanto, ainda são necessários mais estudos para entender a relação entre as vacinas contra a gripe e a Covid-19.

Vacinação
No Brasil, a campanha de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população acima dos seis meses de idade. O imunizante é oferecido de maneira gratuita no SUS. A campanha conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan. (Microsoft News)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support