Ufersa

Universidade lança documentário sobre autismo

Na Ufersa, estudantes com diagnóstico de TEA contam com apoio dos profissionais para atender essa demanda

O dia 2 de abril, foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e para dar visibilidade a essa causa, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) lançou um mini documentário sobre o tema. O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento, com início precoce e que causa limitações na funcionalidade e/ou sofrimento clínico. 

Em relação aos indicadores epidemiológicos mais atuais, uma em cada 54 crianças são diagnosticadas com TEA, ocorrendo em todos os grupos étnico-raciais e socioeconômicos. Em relação ao sexo, é quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), o TEA é caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados. Os sintomas do TEA são interpretados como um continuum de comprometimentos, que podem variar em graus: leve (apresentam poucas dificuldades funcionais e necessidade de pouco suporte), moderado (apresentam déficits funcionais importantes e necessidade de suporte substancial) e severo (apresentam prejuízos graves e necessidade de suporte intenso).

É essencial que as intervenções terapêuticas no TEA sejam iniciadas nos primeiros anos de vida, visando aumentar as chances de desenvolvimento de habilidades e de independência funcional. Nesse sentido, conscientizar a sociedade sobre essa questão de saúde pública é muito importante, para que haja mais inclusão educacional e laboral dessas pessoas, bem como, para que se ampliem as possibilidades de respeito à neurodiversidade.

Na Ufersa, os estudantes com diagnóstico TEA podem acessar a Coordenação Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão Social – Caadis e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Proae, visando buscar apoio dos profissionais disponíveis para atender essa demanda na universidade.

Assecom/Ufersa

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support