Uma simples dona de casa

Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda. Já diz com sabedoria e verdade a letra da música interpretada pelo “tremendão” Erasmo Carlos. O motivo da citação é para remeter nossa conversa ao resultado das eleições municipais na cidade de Baraúna-RN. Na cidade potiguar que faz fronteira com o vizinho Ceará, a dona de casa Maria Divanize Alves de Oliveira, simplesmente atropelou seus adversários Isoares Martins (PP) que é ex-prefeito do município e, João Saldanha da Silva (DEM).

Aliás, sua condição humilde, sem nenhuma formação universitária, cargo público ou na iniciativa, do tipo, empresária ou comerciante, foi motivo até, digamos assim, deboche, em determinado momento da campanha. Me contaram que trataram a candidata como uma “simples dona de casa”, no sentido de despreparo para administrar ou força política para vencer o pleito. Parece que o povo não gostou da avaliação preconceituoso e deu o seu veredicto nas urnas. A “simples dona de casa” teve 59,69% dos votos, total de 9.881, contra 6.393 de Isoares Martins, segundo colocado (38,62%). Como uma boa dona de casa, ela passou a “vassoura” no teoricamente favorito.



“PRÊTA” NO LEGISLATIVO DE TIBAU-RN

Na mesma linha do primeiro tópico, vamos continuar comentando sobre o sucesso das mulheres nas eleições do domingo, dia 15 de novembro. Vamos agora ao Polo Costa Branca e na cidade de Tibau-RN foi eleita, entre os nove vereadores, a candidata Maria da Conceição Gomes Teixeira, ou simplesmente “Prêta” como é conhecida, principalmente na comunidade rural de Gangorra onde reside. Ela disputou a eleição pelo PSDB, partido que também fez a prefeita da cidade Lidiane Marques.

Conheço Prêta e ela tem condições de realizar um bom trabalho em favor de Tibau, principalmente com atenções voltadas para a sua comunidade. Além é claro, da condição natural de defender também políticas públicas em favor das mulheres tibauenses, na condição de sua única representante no legislativo de ambiente majoritariamente masculino. São oito homens eleitos, e ela agora na condição de voz feminina em plenário. Sucesso em sua missão.

ELAS INDICARAM ELAS

A coluna hoje vai começando literalmente feminina. A dose agora é maior, reunindo de uma só vez quatro mulheres vitoriosas nas eleições municipais de 2020. Permanecendo no Rio Grande do Norte, a cidade agora é Mossoró onde, as atuais vereadores Sandra Rosado (PSDB) e Izabel Montenegro (MDB) que, cada uma com seus motivos, resolveram sair de cena com seus nomes, porém indicando candidatas para representa-las no pleito.

E deu tudo certo. A indicada de Sandra foi Larissa Rosado e a indicação de Izabel recaiu sobre Carmen Júlia e a duas tiveram sucesso nas urnas e vão ocupar cadeiras na Câmara Municipal de Mossoró a partir de 1º de janeiro de 2021. Elas se juntarão a sindicalista Marleide Cunha (PT) e serão as três mulheres no legislativo mossoroense em total de 23 vereadores. Na atual legislatura são quatro mulheres, ou seja, elas perderam uma cadeira.

RN TEM PRIMEIRA VEREADORA TRANS

As eleições 2020 deram um forte recado em favor da presença das minorias com bons resultados nas urnas. Um dos exemplos marcantes para a política da terra que já conhece a bravura de Celina Guimarães, vem da cidade de Carnaúba dos Dantas que elegeu a primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte. O nome dela é Thabatta Pimeira (PROS) que vai ocupar uma das nove vagas na Câmara Municipal de Carnaúba, prometendo ser voz ativa das minorias.

Ela cita minorias no sentido de lutar, não apenas em favor da classe LGBTQIa+, mas também em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. A motivação para incluir o segundo ponto em sua luta é o fato de ter um irmão, Ryan, de 32 anos, com paralisia cerebral. Em um mundo ainda contaminado pelo preconceito, realmente Thabatta Pimenta terá uma difícil missão pela frente, mas, certamente terá forças para continuar encarando novos desafios. Votos de sucesso.

PERDEU, PORÉM NÃO VAI ACABAR

Ninguém pode negar que o Partido dos Trabalhadores, o PT, saiu derrotado nacionalmente no pleito realizado no último dia 15, porém chegar ao extremo de afirmar o fim da agremiação partidária, isso é exagero. Concordo plenamente com o vereador mossoroense, Gilberto Diógenes(PT) que rebateu de forma veemente essa tese do fim. O vereador lembrou que seu partido tem um propósito que é a luta contra o capitalismo, e esse, como bem disse, também não dá sinais de acabar, por isso o PT vai continuar existindo para combater, segundo Gilberto, as mazelas geradas pelo sistema.

No entanto, contra os números não existem argumentos. O PT saiu das urnas no dia 15 com 189 prefeitos eleitos pelo Brasil, porém vamos lembrar do enorme prejuízo para um partido que já administrou 600 prefeituras. Vejo como mais um daqueles recados que são dados pelas urnas para que o partido possa rever alguns posicionamentos, talvez, no sentido de voltar a atrair a simpatia do eleitor. Afinal, como disse Ulysses Guimarães, lembrado por Gilberto, a cena política é igual as nuvens no céu, a cada momento mudam seu formato.

DEPUTADO TEM VOTAÇÃO PÍFIA PARA VEREADOR

Quem assumirá a vaga de deputado estadual no lugar de Allyson Bezerra, eleito prefeito de Mossoró-RN? Essa sem dúvida foi a pergunta mais ouvida nos últimos dias no território potiguar. Só reforçando o que foi amplamente divulgado, assume o suplente Eliabe Marques, que é subtenente da Polícia Militar. O detalhe é, a exemplo do titular do posto, Allyson, o suplente Eliabe também disputou um cargo nas eleições municipais de 2020.

Mas, diferente do candidato eleito prefeito de Mossoró, Eliabe Marques que herdará o mandato de deputado estadual, concorreu sem sucesso a uma das cadeiras na Câmara Municipal de Natal. E, para completar a informação, sua votação foi fraca, conseguindo a soma pífia de apenas 1.282 votos em um universo de 560.929 eleitores que estavam aptos ao voto na capital de todos os potiguares, onde quer que eles estejam. Certamente Eliabe, já esqueceu o insucesso e foca suas atenções na Assembleia Legislativa do Estado. Assim, o resultado foi ótimo.

MENSAGEM

“Ser mulher…
É viver mil vezes em apenas uma vida.
É lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora.
É estar antes do ontem e depois do amanhã.
É desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.”

Silvana Duboc

PROPOSTA CONCRETA

Falar que apoia o esporte não é ficar apenas criticando quem deixou de fazer algo, é preciso apontar a deficiência e mostrar em seguida como ela pode ser superada. É muito fácil apontar erros dos outros e não sugerir nada, isso a maioria já faz, precisando de críticos que façam a diferença propondo saídas possíveis que possam fortalecer o desporto.

Os problemas em Mossoró, por exemplo, todos já conhecem. É o estádio Nogueirão interditado, um belo Ginásio de Esportes que não é utilizado, os Jogos Escolares do Município que sumiu do calendário e, entre outros, o Campeonato Mossoroense de Futebol Amador que reunia equipes das zonas urbana e rural nos finais de semana. O que precisa agora é dizer como fazer tudo isso retornar, e não apenas ficar falando que fulano ou beltrano não investem no esporte. E o dono do dedo que aponta, o que tem feito para mudar esse quadro?

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA EM TIBAU

Em Tibau-RN, região do Polo Costa Branca, ninguém quer perder tempo. Quatro dias após conhecido o resultado das urnas nas eleições de 2020 os vereadores eleitos já começaram a trabalhar a composição da mesa diretora do legislativo municipal que tomará posse em janeiro do próximo ano. A primeira medida a ser tomada foi a indicação do nome que deverá ocupar o cargo de presidente.

Com maioria tranquila, a bancada de situação já se reuniu e optou pelo nome do vereador Adeilton Teixeira (PSDB) para assumir essa função. Adailton já tinha uma cadeira na Câmara Municipal de Tibau e conseguiu renovar seu mandato. Além do seu próprio voto ele poderá contar com João Marques, o “João de Edgar (PT), Maria da Conceição, a “Preta da Gangorra” do PSDB, Daniel Roberto (PSDB), Raimundo Isaías e Jonh Weine Martins, o “Jonh Jonh” também do PSDB. Adailton assumirá a presidência do legislativo para o biênio 2021/2022.

O PESADELO DA DUPLICAÇÃO DA BR-304

A duplicação da BR-304, no trecho entre Mossoró e Natal, o que alguns chamam de sonho, eu digo que é um grande pesadelo. Os anos passam, o tema é discutido de forma sazonal sem nenhuma dica de solução. Na verdade só tocam no assunto quando uma acidente de proporções greves acontece e, poucos dias depois, o tema é novamente esquecido.

Sempre lembrando que a questão dos acidentes não passam apenas pelo fato da rodovia não ser duplicada, atribuo uma parcela maior a falta de educação daqueles que pilotam os carros. Se não existir responsabilidade de que dirige, não adianta duplicar e nem mesmo triplicar, os acidentes vão continuar existindo.

PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR

Fechando nossa conversa, como sempre, uma dica das nossas leis. Final de ano chegando e, mesmo com pandemia, a expectativa é de que a população mantenha a tradição de aumentar suas compras. Então a nossa dica será a Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990, que é o Código de Proteção e Defesa do Consumidor. E o dispositivo cuida dos direitos e deveres dos dois principais personagens desta relação, quais sejam, Consumidor e Fornecedor.

O artigo 2º do Código diz que consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. O parágrafo único do artigo acrescenta que equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações. Em seguida o artigo 3º define que fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...