Revalida

Uern passa a atender a revalidação de diplomas médicos

Com a adesão, a Uern passa a atender a revalidação de diplomas médicos, quando forem expedidos editais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou ontem, 25/5, a adesão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

O Revalida tem por objetivo subsidiar a revalidação, no Brasil, de diplomas de graduação em medicina expedidos no exterior. O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Essa adesão ao Revalida é mais uma contribuição social com grande relevância que a Uern faz, uma vez que a necessidade de médicos, principalmente nesse contexto de pandemia, é crescente. E há, no Brasil, demanda grande por revalidação de diplomas de médicos formados em universidades estrangeiras”, ressaltou Francisca Maria Gomes Cabral Soares, pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação.

Com a adesão, a Uern passa a atender a revalidação de diplomas médicos, quando forem expedidos editais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com esse propósito, e constando a Uern como opção para os candidatos, conforme consta na Cartilha de Orientação às Universidades Parceiras. Todo o processo é coordenado pelo Inep, que elabora cronogramas específicos, com as etapas necessárias para inscrição dos candidatos.

“Dessa forma, contribuindo para a realização do exercício profissional de médicos que fizeram seus cursos em universidades estrangeiras e também favorecendo a toda a população, como já dissemos, no contexto de pandemia, há grande necessidade desses profissionais”, completou a pró-reitora.

Professores do curso de Medicina da Uern poderão participar apoiando na elaboração das provas, integrando a Comissão Assessora de Avaliação do Revalida, definindo notas de corte de cada prova e as universidades parceiras podem ainda, entre outras atribuições, ceder suas instalações para aplicação do exame.

Agecom/Uern

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support