Educação superior

UERN melhora desempenho no ENADE pela segunda vez consecutiva

Desta vez, a Universidade se destacou no Índice Geral de Cursos (IGC), aumentando sua nota de 2,67 (2017) para 2,89 (2018), na modalidade contínua, mantendo-se no IGC 3

Depois da última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/2018), com quatro cursos considerados excelentes e com nota máxima (5), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conquistou mais um excelente resultado. Desta vez, a UERN melhorou seu desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), aumentando sua nota de 2,67 (2017) para 2,89 (2018), na modalidade contínua, mantendo-se no IGC 3. A evolução aproxima a UERN do IGC 4, atribuído a instituições consideradas ótimas e com notas contínuas a partir de 2,95. Uma distância de apenas 0,06.

Os dados do IGC 2018 foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do ENADE 2018, aplicado em 2.052 universidades, institutos federais, faculdades e centros universitários. No total, 8.520 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia foram avaliados em todo o País.

Compõem o cálculo do IGC a média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio do ENADE (2016,2017,2018), mais a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto-sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e a distribuição dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação. Mais informações (http://abre.ai/ayS4).

Entre os 18 cursos da UERN que foram avaliados, 17 obtiveram notas 3, 4 e 5 no CPC, atestando a melhoria de desempenho da Instituição. Em relação à última nota obtida, em 2015, os 17 cursos melhoraram seus resultados.

O curso de Jornalismo da UERN obteve a maior nota entre os cursos avaliados nas universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte, com CPC 4,08 (contínuo) e 5 (faixa). Entre os cursos de Jornalismo das universidade estaduais do Nordeste, o curso obteve a melhor nota e figura entre os que ocupam o segundo lugar no País.

“Isso reafirma o resultado de todo um esforço para a consolidação da Instituição através de ações como o recredenciamento da UERN como universidade, o reconhecimento de todos os nossos cursos de graduação junto ao Conselho Estadual de Educação, e a ampliação da nossa pós-graduação nos últimos dez anos. Nosso trabalho continua com este foco”, comemora o reitor, professor Pedro Fernandes, à frente da administração da UERN desde 2013. De 2014 a 2018, o IGC contínuo da Universidade saltou de 2,54 para 2,89.

O fortalecimento das atividades de acompanhamento e apoio aos cursos de graduação é apontado como um quesito que tem feito a diferença para que resultados como este sejam conquistados. “Continuar avançando é nossa busca. Alcançar melhores resultados em todos os âmbitos da UERN depende do trabalho colaborativo e coletivo”, explica a assessora de Avaliação Institucional da UERN, professora Mayra Rodrigues.

Para o reitor, o resultado atesta o bom trabalho que tem sido realizado junto a estudantes, professores e técnicos-administrativos dos cursos de graduação. “Tudo isso é fruto de muito planejamento e esforço coletivo na execução das ações, visando a melhoria da qualidade do nosso ensino. Somos uma universidade socialmente referenciada, com ações que refletem positivamente na sociedade e fortalecem a Instituição”, comenta o reitor.

No IGC 2018 foram avaliados os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Direito, Turismo, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, nos Campus Central, Pau dos Ferros, Patu, Assú e Natal, e nos Núcleos Avançados de Alexandria, Nova Cruz, São Miguel e Caraúbas.

Confira as notas obtidas pelos cursos da UERN

Curso Campus CPC

Administração Mossoró 3

Ciências Econômicas Mossoró 3

Ciências Contábeis Mossoró 3

Serviço Social Mossoró 4

Direito Mossoró 3

Jornalismo Mossoró 5

Publicidade e Propaganda Mossoró 4

Turismo Mossoró 4

Ciências Econômicas Pau dos Ferros 3

Administração Pau dos Ferros 3

Ciências Contábeis Patu 3

Ciências Econômicas Assú 3

Turismo Natal 3

Direito Natal 4

Ciências Contábeis Alexandria 1

Direito Nova Cruz 3

Ciências Contábeis São Miguel 3

Administração Caraúbas 4

(Fonte: Agecom/UERN)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support