As maiores empresas de transporte por aplicativo com atuação no Brasil, 99 e Uber, anunciaram na última sexta-feira, medidas para mitigar o efeito da subida dos preços dos combustíveis: uma delas, o aumento do valor pago aos motoristas. Para a 99, o principal objetivo é “anular o último aumento anunciado para o litro da gasolina” e, por esse motivo, aumentará o valor do km rodado em até 5%, mas não aplicará novas taxas no valor de suas viagens. Já a Uber anunciou reajuste temporário de 6,5% no valor das corridas.
“O aumento também visa ajudar os motoristas a lidar com o pico de alta em seus custos operacionais. Como sempre, os usuários poderão conferir no app as modalidades disponíveis e o preço exato antes de pedir uma viagem”, explicou a Uber em nota.
Além das medidas emergenciais, ambas as empresas testam um pacote de ações que, segundo elas, ajudarão em longo prazo caso novas mudanças nos valores dos combustíveis venham a ocorrer. A 99 já testa uma solução de subsídio para acompanhar automaticamente as flutuações dos números. Para a plataforma, o recurso traria mais transparência e segurança aos seus colaboradores e usuários.
O Povo
