Tomógrafos do Walfredo Gurgel quebram pela 2ª vez em menos de um mês
Os dois tomógrafos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, voltaram a apresentar falhas e estão sem funcionar pela segunda vez em menos de um mês. O problema afetou o atendimento e o diagnóstico de pacientes nos últimos dias.
A direção do hospital informou que a empresa responsável pela manutenção trabalha para concluir os reparos até esta segunda-feira (13). Um dos aparelhos, com nove anos de uso, está em manutenção e aguarda a troca de peças importadas. O outro, mais antigo — com 15 anos de funcionamento — chegou a ser reativado, mas voltou a apresentar falhas durante os testes.
De acordo com o diretor da unidade, Geraldo Neto, os dois tomógrafos são responsáveis por mais de 4 mil exames mensais. Ele explicou que já foi feito um orçamento de R$ 2,5 milhões para aquisição de um novo equipamento, mas a compra ainda depende de liberação de recursos.
“Quando a gente chegou aqui no Walfredo, a gente identificou, na verdade, a fragilidade que já existia na estrutura, voltada para essa parte do setor de tomografia, do setor de imagem. E aí, na verdade, já existe um termo de obsolescência de uma dessas máquinas e a gente pediu à empresa que faz manutenção preventiva e corretiva para estender um pouco mais, sabendo justamente das limitações de orçamento que o Estado tem. Não é novidade para ninguém a nossa dificuldade de orçamento”, falou.
O novo tomógrafo previsto no processo de compra terá 64 canais, o que, segundo o gestor, permitirá exames mais rápidos e precisos. Apesar disso, não há previsão para a chegada do novo equipamento.
