Baraúna

TJ condena prefeitura a pagar salários dentro do mês trabalhado

Decisão de primeira instância foi confirmada pelo Tribunal de Justiça, em mandado de segurança impetrado por sindicato

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN) condenou a prefeitura de Baraúna a realizar o pagamento dos salários do funcionalismo público local dentro do mês trabalhado. Pela decisão da 3ª Câmara Cível, o desembolso deve ser realizado até o último dia útil do mês.

A decisão se refere a um Mandado de Segurança impetrado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Baraúna (SINDISERB) em 2016. A prefeitura já havia sido condenada em primeira instância, na Comarca Local, e a matéria subiu ao TJ/RN, que manteve a condenação.

Em caso de descumprimento, a prefeita Lúcia Nascimento (PL) será sancionada em multa diária pessoal de R$ 1 mil. Até hoje, os salários seguem sendo pagos com atraso. De acordo com informações da direção do sindicato, nos últimos meses, a cada mês, sempre há servidores de pelo menos uma secretaria municipal que recebem seus vencimentos com atraso.

Os desembargados entenderam que “a retenção da remuneração do servidor público a pretexto de reequilíbrio de contas públicas é inservível a justificar ofensa à garantia fundamental de proteção ao salário”.

Ainda segundo o acordão, todos os servidores devem receber seus salários no prazo determinado, como garantia do princípio da isonomia. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça do Rio Grande do Norte  no início da noite de hoje.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support