Saúde

Testes sorológicos para Covid-19 continuam a ser feitos em servidores públicos

A ação foi iniciada no mês de setembro, com expectativa de testar cerca de 16 mil funcionários.

Servidores públicos do Rio Grande do Norte que não fizeram teste sorológico para investigar se já tiveram contato com o coronavírus, causador da Covid-19, ainda podem solicitar o exame, que está sendo realizado gratuitamente para o funcionalismo estadual.

Em Natal, os servidores estão sendo testados na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, no horário entre 7h e 13h. No interior, os hospitais regionais são as unidades de coletas de referência.

A ação da testagem sorológica em servidores públicos é conduzida pelas Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Administração (Sead) e foi iniciada no mês de setembro, com expectativa de testar cerca de 16 mil funcionários. Prevista inicialmente para encerrar nesta segunda-feira (9), a ação segue prorrogada por tempo indefinido enquanto houverem testes disponíveis.

Para ter acesso ao exame, o servidor estadual deverá estar assintomático há pelo menos 14 dias, além de não ter sido diagnosticado pela doença anteriormente em testes laboratoriais como o RT-PCR (swab nasal), testes rápidos ou a própria sorologia. Ou seja, poderão ter acesso ao teste quem já testou negativo para a doença antes, além de não manifestar sintomas no período da coleta. Além disso, é preciso ser servidor público estadual com matrícula ativa e fornecer número de CPF e cartão SUS.

Em razão do recente aumento de novos casos da Covid-19, a médica do Trabalho, membro da Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial da Sead e do Núcleo Estadual de Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Sesap, Hosana Silveira, salienta que a testagem sorológica não está indicada para pacientes com sintomas. “O melhor exame para pacientes que manifestem quaisquer sintomas da doença é o swab nasal (RT-PCR)”, afirma.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...