Testagens no Ginásio são destinadas a pessoas com sintomas de Covid-19
De acordo com a secretária Morgana Dantas, não são realizados retestes no local
Os testes rápidos do tipo swab realizados no Centro de Testagem, instalado no Ginásio Pedro Ciarlini, são destinados a pacientes que estejam apresentando sintomas para Covid há pelo menos três dias.
No local, não são realizados retestes, como explica a secretária de Saúde, Morgana Dantas.
“Seguindo o que preconiza a Organização Pan-Americana de Saúde e o próprio Ministério da Saúde, se o paciente, no 7º dia após ser diagnosticado com Covid, estiver sem sintomas e sem fazer o uso de antitérmicos há pelo menos 24 horas, ele pode sair do isolamento, sem a necessidade de uma nova testagem”, destaca Morgana.
A secretária reforça que a matéria-prima para produção dos testes já está escassa no país, e já há dificuldades na compra do produto, por isso devem ser priorizados os diagnósticos em pacientes que estejam sintomáticos. Morgana destaca ainda que, no fim de semana, a testagem acontece nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em pacientes que estejam apresentando sintomas moderados ou graves.
“Temos recebido no Ginásio trabalhadores informando que as empresas estão exigindo o reteste para que eles possam voltar às atividades laborais. Como explicamos, não realizamos esse tipo de atendimento, até porque não há esse direcionamento por parte das autoridades sanitárias”, enfatiza.
O Centro de Testagem foi reaberto no último dia 24, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h. Ao longo desta semana, foram realizados 4.069 testes no local. Desse total, 46,4% apresentaram resultado positivo para Covid-19, o que representa 1.892 casos confirmados em cinco dias.