Terminal Salineiro de Areia Branca passa a ser operado por empresa privada no RN
Porto-ilha foi arrendado em leilão realizado em 2021. Consórcio passou a administrar terminal na última terça-feira (1).
O Terminal Salineiro de Areia Branca (tersab), localizado na Costa Branca potiguar, passou a operar sob nova administração na última terça-feira (1º).
A administração foi repassada pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) para o Consórcio Arrendatário Intersal, formado pelas empresas Intermarítima e Salinor.
O consórcio prevê investimentos de cerca de R$ 160 milhões no porto-ilha, ao longo dos próximos anos. O contrato é de 25 anos.
Em cerimônia realizada no próprio terminal, o presidente da Codern, Carlos Eduardo Almeida, assinou o Termo de Aceitação Provisória com o diretor da Intersal, Valmir Castro de Araújo. A Intermarítima e a Salinor também estavam representadas por diretores.
“É um dia muito importante e de vitória para a Codern, para o Rio Grande do Norte e para o Brasil. Os empregos foram não só preservados como ampliados. Estivemos sempre preocupados com as pessoas, ao mesmo tempo em que olhávamos para a economia e para o futuro”, afirmou Carlos Eduardo Almeida.
O Terminal Salineiro de Areia Branco era o único terminal brasileiro ainda operado pelo poder público, segundo a Codern. Com o arrendamento, ele deverá receber investimentos e modernização em sua infraestrutura e passa se chamar TSI (Terminal Salineiro Intersal).
g1 RN