O Terço dos Homens da Igreja Bom Jesus das Dores, no bairro da Ribeira, em Natal, celebra 20 anos de fundação nesta quarta-feira (2). O grupo foi o primeiro do movimento no Rio Grande do Norte e serviu de inspiração para a criação de dezenas de outros terços em paróquias do estado.
Para marcar as duas décadas de história, será realizada uma celebração especial às 19h, durante o tradicional encontro semanal no templo. Desde a fundação, o grupo se reúne sempre às quartas-feiras, das 19h às 20h, com horário fixo.
A origem do grupo remonta a uma visita feita pelos potiguares Gilberto Costa, Eugênio Sales e Conde José Mário à Igreja Santa Júlia, em João Pessoa (PB), no dia 28 de junho de 2005. “Lá em João Pessoa, na igreja Santa Júlia, tinha um terço dos homens muito famoso, iam muitos homens”, relembra Gilberto.
Na primeira reunião, a adesão foi modesta. “No dia do primeiro terço teve 72 pessoas. A gente ficou muito decepcionado, porque foi um trabalho muito grande para pouca gente. Até que foi crescendo e chegou até 700 pessoas”, lembra Canidé Costa, integrante da equipe de fundação.
A divulgação, no início, era feita com carros de som nas ruas e santinhos com o pedido para cada homem levar outro. O esforço teve resultado: atualmente, o grupo reúne entre 80 e 100 participantes por semana.
*Com informações do Tribuna do Norte
