Upanema

Terceiro maior reservatório de água do RN, Barragem de Umari volta a sangrar

Terceiro maior reservatório de água do Rio Grande do Norte, a barragem de Umari chegou à sua capacidade máxima e transbordou na madrugada desta segunda-feira (20), segundo confirmou o presidente do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), Paulo Sidney.

A sangria, como o transbordamento é conhecido, começou por volta das 3h30 e acontece pelo segundo ano consecutivo. Em 2023, a barragem sangrou no dia 9 de abril, depois de 14 anos.

O reservatório é oficialmente denominado Barragem Senador Jessé Pinto Freire e fica localizado no município de Upanema, no Oeste potiguar. Essa é a terceira sangria resgistrada no local, desde a conclusão da sua construção, em 2022.

Segundo o Igarn, a água vertida pelo sangradouro percorre o rio do Carmo, que se encontra com o Rio Mossoró e desagua no mar em Areia Branca.

“A gente já tinha perdido um pouco da esperança que ela sangrasse esse ano, porque já havia chegado muito perto e não sangrou, mas houve uma forte chuva em Campo Grande, ontem, que provocou essa sangria”, explicou Paulo Sidney.

De acordo com o boletim divulgado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), na manhã desta segunda, a chuva registrada em Campo Grande foi de 162,4 milímetros.

A barragem tem capacidade de armazenar 292,8 milhões de metros cúbicos de água – ficando atrás apenas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves (1,9 bilhão de m³) e da barragem Santa Cruz, em Apodi (482 milhões de m³).

Embora Umari tenha uma grande capacidade de armazenamento, não é utilizada para abastecimento humano. Segundo o Igarn, a água é usada principalmente por agricultores, na irrigação de suas plantações.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support