Auditoria

TCU diz que avaliou 560 boletins de urnas e não encontrou falhas

Todos os dados bateram com os divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que uma auditoria realizada no primeiro turno das eleições deste ano não encontrou falhas nas urnas eletrônicas. A instituição avaliou 560 boletins de urna e conferiu os votos dos eleitores para presidente, governador e senador. Todos os dados bateram com os divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A primeira análise foi encerrada na segunda-feira (3), um dia após a votação. Os boletins de urnas são documentos com dados da votação naquela urna. As informações são enviadas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) nos estados e no Distrito Federal e repassados ao TSE por meio de uma rede restrita.

Neste ano, além da tradicional auditoria nas semanas seguintes da eleição, o TCU optou por fazer uma checagem em tempo real. Uma auditoria maior, que avalia 4.161 boletins de urnas, deve ser concluída até novembro.

A demora na segunda avaliação ocorre por conta do recebimento dos boletins impressos por correio. Na etapa anterior, o TCU recebeu fotos tiradas dos boletins pelos auditores nos estados.

R7

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support