Natal

TCE recomenda suspensão de editais para gestão de UPAs

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu um relatório técnico recomendando a suspensão dos editais que definem as Organizações Sociais de Saúde (OSS) responsáveis pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Satélite, Esperança, Potengi e Pajuçara, em Natal.

De acordo com o órgão, foram encontradas irregularidades no processo conduzido pela Prefeitura, entre elas a ausência de estudos detalhados sobre os custos do modelo atual para justificar a mudança de gestão, regras de repasse sem amparo legal, exclusão de despesas necessárias para a gestão plena das unidades e exigência de inscrição no Conselho Regional de Administração do RN sem previsão legal — considerada uma barreira à participação de concorrentes.

O TCE avalia que a falta de estudos compromete a legitimidade do modelo e pode gerar contratações antieconômicas. A recomendação é que os contratos sejam suspensos até a análise final do caso.

A Prefeitura de Natal, no entanto, publicou nesta quarta-feira (13) o resultado preliminar dos editais, prevendo a assinatura dos contratos em 1º de setembro e o início da nova gestão em 15 de setembro, caso não haja decisão judicial contrária. O valor anual previsto é de R$ 114 milhões.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support