Pandemia

Taxa de isolamento social no RN é de apenas 42%

A taxa considerada ideal é acima de 60%

A taxa de isolamento social no Rio Grande do Norte ontem (14) foi de apenas 42%, bem abaixo do mínimo considerado pelo governo potiguar como satisfatório para diminuir a propagação do novo coronavírus (covid-19) e para evitar um colapso no sistema de saúde, estabelecido em 60%.

Dados foram divulgados pela empresa de tecnologia In Loco, que usa como base dados de localização dos celulares.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), restringir a circulação de pessoas é a alternativa mais eficaz contra a propagação do vírus e é também a única forma que os governos têm para conter o avanço da pandemia.

“O isolamento social mais amplo permite salvar mais vidas porque reduz a contaminação e proporciona mais tempo para abertura de novos leitos, ampliando o número de pacientes atendidos e evitando mortes” explicou o médico Petrônio Spinelli, secretário adjunto de saúde do Governo do Estado na entrevista coletiva de atualização do quadro epidemiológico e ações em combate à Covid19.

O estado tem 8.988 suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus. Foram descartadas 7.052 notificações. O número de casos confirmados da doença é de 2.786 e 122 óbitos. Há, no Rio Grande do Norte, o registro de 61 mortes em investigação.

Pesquisa

A In Loco afirma que a coleta de dados só é feita com a permissão dos usuários dos aplicativos. Além disso, diz não repassar informações como nome, RG ou CPF. Em Goiás, foram analisados os dados de 2 milhões de celulares.

A empresa informa ainda que usa também medidas geométricas, chamadas de polígonos, estabelecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para medir a localização dos celulares da população.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support