Suscetibilidade

Contaminação da Covid-19 entre profissionais da saúde é elevada

Dos testes feitos com médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem mais de 22% deram positivo

Os profissionais da Saúde estão entre as pessoas mais suscetíveis à infecção pela Covid-19. A taxa de contaminação é uma das mais elevadas entre as categorias do setor.

De um total de 24.300 testes feitos entre os profissionais da Saúde, nada menos que 5.371 deram positivo, o que revela um percentual de contaminados superior a 22%.

Dos que testaram positivo, 57% receberam alta por cura. Outros 1.049 profissionais da saúde estão em investigação para diagnóstico de Covid. Os mais afetados são os técnicos de enfermagem – que representam 60% das equipes – enfermeiros e médicos.

Profissionais agentes comunitários que trabalham na estratégia de saúde da família vêm tendo aumento de casos, assim como gestores de unidades de saúde. O pico para a categoria se deu em meados de junho e vem decrescendo.

No acompanhamento da pandemia junto aos profissionais de Saúde, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está há duas semanas integrando as ações do programa RN Mais Saudável.

Membros do centro vêm visitando feiras livres para entregar máscaras, gorros e aventais aos feirantes e visitando colônias de pescadores levando informações sobre as medidas protetivas à Covid.

A Subcoordenadora do Cerest, Kelly Lima, destaca que o órgão vai divulgar nota técnica com os fluxos e critérios para estabelecer a Covid-19 também como doença ocupacional, de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support