Supervisores da Rede Municipal recebem orientações sobre Feira de Ciências
O público presente recebeu informações e orientações sobre a V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que será realizada em setembro.
Realizado na manhã desta sexta-feira (8), o IV Encontro com Supervisores da Rede Municipal de Ensino de Mossoró em 2022 reuniu, na Universidade Potiguar (UnP), profissionais que atuam em unidades que ofertam turmas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O público presente recebeu informações e orientações sobre a V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que será realizada em setembro.
O tema discutido no encontro abordou uma das principais novidades da V Fecirme, que é a inclusão das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na programação do evento, como ressalta a professora Valéria Montenegro, técnica da Secretaria Municipal de Educação.
“É a primeira vez que essa etapa de ensino participa da Feira de Ciências da Rede Municipal, por isso a importância desse encontro que estamos promovendo com os supervisores, um momento de diálogo, de troca de experiências, de alinhamento dos projetos que serão executados”, pontuou a docente.
Ainda segundo Valéria Montenegro, a presença dos alunos dos Anos Iniciais já se evidencia nas feiras que irão acontecer nas escolas em agosto, etapa que antecede a V Fecirme. “Os alunos participam primeiro nas feiras das escolas, posteriormente na Fecirme e há ainda uma outra novidade: os projetos poderão ser classificados para a Feira de Ciências Kids do Semiárido, promovida pela Ufersa também pela primeira vez”.
Supervisora da Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, Delvani Valdes participou do encontro desta sexta (8), ressaltando a relevância das discussões realizadas. “Recebemos boas orientações, de forma clara, com muita propriedade por parte da equipe da Secretaria. É muito importante que os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estejam inseridos nesse mundo de curiosidade, científico, o que é muito pertinente para eles, apesar da idade”, disse.
Atuando na Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho, a supervisora Sílvia Vale afirma que a inclusão dos alunos dos Anos Iniciais nas feiras das escolas e na Fecirme é um avanço. “Quantos por quês nossas crianças apresentam no dia a dia, não é verdade? Para seus pais, seus amigos, dentro da escola, e às vezes essas questões eram respondidas a partir do senso comum. A criança não compreendia esse processo. Nesse momento estamos buscando desenvolver em nossas escolas a resposta dessas perguntas, a partir de um método científico”, pontuou.
O primeiro Encontro com Supervisores deste ano aconteceu em fevereiro, seguindo o calendário definido pela Secretaria Municipal de Educação. O segundo foi realizado em março e o terceiro em junho, abordando o tema “Avaliação Formativa: como ensinar e aprender melhor”. “Esses momentos são importantes para orientações e apoio às unidades de ensino, fortalecendo sempre o alinhamento das ações pedagógicas da Rede Municipal”, finalizou a gerente executiva Pedagógica da SME, professora Gilneide Lobo.