Só notícias boas – Um dia de utopia

Que tal um noticiário repassando apenas boas notícias? Certamente algumas respostas virão no sentido de que isso seria utopia. Não discordo, por isso, vamos viver um dia de utopia aqui na coluna Repercutindo. Lembrando que foi em um período como este, final e início de ano, que o jornal O Mossoroense, ainda na época do impresso, preparou toda sua edição com boas notícias, uma espécie de pedido e desejo de paz.

Claro, para o cotidiano do noticiário esse tipo de experiência já foi feito e o sucesso ficou apenas na primeira edição. Não adianta insistir, infelizmente o desejo de muitos, creio que a maioria, é acompanhar o noticiário pingando vermelho. Se não for assim, despenca a venda e a audiência. Mas, nesta coluna, como disse lá no começo, vamos viver momentos de utopia comentando apenas boas notícias. Tenham todos uma ótima leitura, assim espero, e um ano de 2021 repleto de paz e saúde, sem pandemia e sem máscaras.


UM ANO DE CONCURSOS PÚBLICOS

Tem boa notícia para 2021 para alegrar os concurseiros que buscam o primeiro emprego ou uma nova opção de trabalho. Muitos concursos já foram anunciados, inclusive com divulgação de seus editais. São espaços que se abrem no cenário estadual e nacional. No Rio Grande do Norte, por exemplo, além de prefeituras, tem concurso também para a Polícia Civil.

No cenário nacional tem concurso para as Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Banco Central entre outros. Vejam que as oportunidades estão surgindo, agora é ficar atento aos detalhes e se preparar com dedicação aos estudos. Em meio a convivência com a pandemia da Covid-19, também temos boas notícias para o ano que começa.

QUEM PLANTA GOIABA NÃO COLHE ACEROLA

Não tem como plantar uma goiabeira e colher acerola, é goiaba mesmo. Isso posto, se você planta o bem, colhe o bem, agora se você planta o mal, vai colher o mal como o pior fruto. Faço esse preambulo para, praticamente repetir, a nota da coluna anterior na qual falei das consequências dos nossos atos. Diante da boa repercussão e, pelo momento da chegada de um novo ano, convido para que mudemos de atitude. Vale para aqueles que plantam o mal, é claro. Não tenho dúvidas de que cada passo e ação que tomamos nessa vida possui uma consequência.

Por isso é primordial ter consciência dos próprios atos e pensar antes de fazer uma decisão importante, pois tudo tem uma reação. Pense sempre adiante e tome cuidado com as consequências! Procure entrar em consonância com suas crenças, não apenas nos discursos, mas nas ações. Ao fazer o bem, fique feliz com o retorno que pode vir ao seu encontro, mas se é o mal que você dissemina, prepare-se, pois pode não suportar a carga que vai pesar sobre os seus ombros. Isso posto, lembramos, não ignore a lei de ação e reação, pois você pode se surpreender.

EMPREGO NA CONSTRUÇÃO

Os próximos 365 dias que formarão o ano de 2021 também guardam boas expectativas para o setor da construção civil. Também já abordamos o assunto aqui, mas voltamos a lembrar as previsões do próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com suas estimativas, evidentemente baseadas em levantamentos feitos por sua equipe de assessores, o ano é de muito trabalho para o setor.

Aliás, é bom relembrar, essa previsão do ministro projeta esse bom momento da construção civil para os próximos cinco ou dez anos. E na prática já podemos constatar que tem algo diferente mesmo. Na região de Mossoró, interior do Rio Grande do Norte, cito a cidade de Tibau onde chegou a faltar material para atender a demanda dos serviços que se espalham pelo município, leia-se, construções e reformas. No Centro Industrial de Mossoró vários empreendimentos estão em andamento e, todos eles, gerando emprego para o setor da construção civil.

BOAS NOVAS PARA O FUTEBOL POTIGUAR

No futebol também temos notícias positivas para o Rio Grande do Norte. É possível que um dos seus representantes avance de divisão no Campeonato Brasileiro logo no início de 2021, mais especificamente ancorando na Série C do certame nacional. Esse feito pode acontecer com o time do América de Natal que conseguiu avançar de fase no Campeonato Brasileiro da Série D.

Para confirmar sua mudança de Série o alvirrubro terá que passar pelo time do Floresta, do Ceará, seu adversário em dois jogos, ida e volta, na fase quartas de final. Depois de uma classificação difícil, terminando empatado em todos os critérios de pontos, vitórias e saldo de gols com o time do Aparecidense-GO, as duas equipes viveram ainda a emoção do sorteio, último critério de acordo com o regulamento da competição. Deu América que agora volta a campo em 2021 para buscar o acesso a Série D do brasileirão.

COM OU SEM POLÊMICA, VACINA É REALIDADE

É verdade que ainda existem alguns atropelos pelo caminho, em muitos casos pela politização do problema, porém o que é fato é que a vacina no cenário mundial de combate ao Covid-19, já é uma realidade. Tem país, por exemplo, já prevendo para o mês de março a erradicação da pandemia em seu território, cito aqui o caso de Israel que acelerou o processo de imunização da sua população.

Em território brasileiro aos poucos os pontos vão se ajustando e os nossos representantes entendendo que o povo quer se livrar do problema, eles que resolvam suas pendengas partidárias de luta pelo poder em outro momento. Em alguns estados já foram registrados dias seguidos sem mortes pela Covid-19, o que já é um bom sinal antes mesmo da vacina. Enquanto isso, vamos continuar usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomerações.

MENSAGEM

“Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”

Carlos Drummond de Andrade

EMPREGO E SEGURANÇA NO RN

Na última semana de 2020, com reflexos direto para 2021, o Governo do Estado assinou a convocação de candidatos aprovados no concurso de soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. Na solenidade a governadora Fátima Bezerra manifestou sua satisfação em poder reforçar uma instituição tão importante. O Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) permite a convocação de 332 novos bombeiros militares. Ótimo para a segurança e geração de empregos.

A decisão do governo que coloca em atividade os aprovados no concurso realizado em 2017, veio em boa hora. Esse é um período no qual cresce o movimento nas praias potiguares e o reforço na equipe de guarda-vidas certamente levará mais segurança ao litoral. Não esquecendo a missão terrestre, principalmente quando acompanhamos muitos incêndios devido ao tempo seco. Em números detalhados, serão chamados 150 praças e 20 oficiais agora em 2021, e mais 150 praças e 12 oficiais já garantidos para 2022.  Aqui a boa notícia atravessa o ano.

CONGELANDO A ANUIDADE

Independente das discussões ideológicas, partidárias ou pessoais, que lançam versões diferentes para justificar essa decisão, não deixa de ser uma boa notícia o anúncio de que as anuidades das seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) serão congeladas em 2021. Isso significa que os advogados de todo o país vão pagar o mesmo valor desembolsado no ano passado.

Essa cobrança tem valores diferentes em cada estado, como por exemplo, no Rio Grande do Sul a anuidade em 2020 foi de R$ 1.154,00 enquanto no Rio Grande do Norte eu e os coleguinhas pagamos R$ 950,00 para manter o direito de exercer a advocacia. Então querido cliente, não reclame do valor cobrado nas ações pelo seu advogado e também não deixe de quitar aquilo que foi acertado. O curso é caro, paga-se duas provas para receber a carteira, mediante nova taxa, e ainda tem a anuidade. Rapadura é doce, mais não é mole não.

PAPAI NOEL DOS CORREIOS FEZ A DIFERENÇA

Nem mesmo o isolamento, o medo da contaminação, enfim, a imposição de restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, foi páreo para o espírito de solidariedade do povo do Rio Grande do Norte. Em terras potiguares, em uma campanha que já dura 31 anos, e que em 2021 superou todas as outras na emoção e engajamento, o Papai Noel dos Correios fez a diferença para milhares de crianças em situação de vulnerabilidade.

Os números falam do quanto foi importante a participação dos funcionários dos Correios e seus colaboradores. No geral, segundo nota da empresa, 92,6% das cartinhas enviadas de forma online foram contempladas. Presentes que vão desde o tradicional carrinho, a boneca e a bola, passando pelo material escolar, bicicletas, roupas, calçados entre outros. A emoção pelo sucesso só perdeu para a alegria das crianças ao ter seu pedido atendido pelo Papai Noel dos Correios.

CUIDEMOS UNS DOS OUTROS

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 229, diz que – “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”. Vamos aproveitar esse momento de mudanças para transformar nossas atitudes sem a necessidade de uma imposição da lei. Antes da Constituição, a Bíblia, livro sagrado, já cuidava dessa orientação.

Para não sermos alcançado pela força da lei, sigamos os ensinamentos de Jesus sobre a importância de cuidar de outros de uma forma genuína. Em Lucas, 14:13-14, diz: “Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos os cegos; e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir, pois retribuído te será na ressureição dos justos.” E, em Mateus 25:40: “E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que fizestes a um destes meus irmão, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.” Bibleinfo.com (Equipe Biblia.com.br).

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...