Covid-19

SMS intensifica busca ativa por pessoas que deixaram de tomar a D2

O número de pessoas com a D2 em atraso é de 11.280.

A Secretaria de Saúde de Mossoró, no Oeste potiguar, segue intensificando diariamente a busca ativa da população que ainda não tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

O município vem realizando força-tarefa, inclusive com pontos extras, para vacinação da população.

De acordo com dados do RN Mais Vacina, o município de Mossoró tem 196.865 pessoas vacinadas com D1 e D2. Ao todo, 474.039 doses foram aplicadas desde o início da vacinação, somando primeira, segunda e terceira dose.

O número de pessoas com a D2 em atraso é de 11.280. Em relação a terceira dose, 8.127 pessoas ainda não procuraram os pontos de vacinação para dar continuidade ao esquema.

Perda

A SMS confirmou nesta terça-feira (28) a perda de quase 5 mil doses do imunizante Pfizer. O descarte das vacinas não ocorreu por falta de armazenamento ou translado inadequado.

“Destaca-se ainda que o município age para garantir a qualidade dos imunizantes garantindo a proteção de acordo com sua validade”, diz a nota da SMS.

Atendimento especial

Os servidores da saúde atuam vacinando todos os públicos definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), inclusive com atendimento especial aos que têm dificuldade de locomoção, idosos, enfermos.

Desde o início da campanha, a Prefeitura de Mossoró adotou medidas de enfrentamento à Covid-19, bem como de vacinação em massa, que se tornaram referência no estado e no país.

Todas as 47 unidades básicas de saúde do município estão à disposição para vacinação. Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o ginásio do Sesi também foi aberto para vacinação. Em pouco mais sete meses funcionando, foram aplicadas mais de 180 mil doses de vacinas no local.

Além disso, com recursos próprios, o município abriu o Centro de Testagem e Centro de Vacinação. Funcionando no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, em área central da cidade, a vacinação ocorreu diariamente, incluindo fins de semana e feriados.

Atualmente, a população conta também com pontos extras de vacinação em farmácias, shopping, centros comerciais e outros, em uma parceria da iniciativa privada com o município. Também é fruto dessa parceria a doação de cinco refrigeradores para armazenamento de vacinas. A doação foi feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Rede Drogasil na última terça-feira, 21.

Desde o início do período de vacinação, o município se destaca na agilidade da aplicação das vacinas. A Secretaria de Saúde montou força-tarefa para assim que as doses chegassem ao município logo fossem distribuídas para os pontos de vacinação.

“Sempre prezamos pela agilidade da vacinação, fazendo com que a partir da chegada de novo lote do produto no estado, rapidamente realizássemos a distribuição dos imunizantes para os pontos de vacinação, fazendo com que o povo fosse logo atendido”, afirmou Morgana Dantas, titular da Secretaria de Saúde.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support