Sisu abre inscrições para vagas em instituições públicas de ensino superior
O Sisu utiliza como critério de seleção as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas nesta quinta-feira (16). O programa é responsável por selecionar estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior. O prazo para se inscrever vai até o dia 24 de fevereiro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar o Portal Acesso Único do Ministério da Educação.
O Sisu utiliza como critério de seleção as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além do Sisu, os estudantes podem buscar informações sobre outros processos seletivos para o ensino superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em faculdades privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento especial para cursos superiores.
De acordo com o Ministério da Educação, as notas do Enem também são utilizadas como critério para acesso aos auxílios governamentais, como o oferecido pelo Fies. Além disso, essas notas podem ser usadas como critério único ou complementar nos processos seletivos.
As inscrições para o Sisu são realizadas exclusivamente pela internet, no site do programa. Os estudantes devem ter em mãos o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2021 para fazer a inscrição. As vagas disponíveis serão divulgadas pelas instituições de ensino superior participantes.
Universidades públicas do RN
Somente no Rio Grande do Norte, as universidades públicas e o Instituto Federal oferecem mais de 13 mil vagas em cursos de graduação neste ano. Segundo o Ministério da Educação, são exatas 13.713 vagas.
- UFRN – 7.136 vagas em 98 cursos de graduação, distribuídas nos campis de Natal e do interior do estado
- UFERSA – 2.710 vagas em diversos cursos de graduação. Além de Mossoró, as vagas são distribuídas em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros
- UERN – 2.509 vagas em 56 cursos de ensino superior.
- IFRN – 1.237 vagas em cursos de graduação, nas áreas de licenciatura, tecnologias e engenharia, distribuídas em diversas regiões do estado