SILÊNCIO, HINO E BARULHO

É com tristeza e chega ser até constrangedor acompanhar o tal minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 e a execução do hino nacional antes dos jogos do Campeonato Brasileiro. O barulho das torcidas é o que prevalece ao final, totalmente fora de tudo que é proposto nos atos descritos. Praticamente ninguém no estádio se preocupa com as homenagens aos mortos ou ao ato, teoricamente patriótico, de canto e respeito ao hino.

O nível de educação da maioria daqueles que vão aos estádios de futebol ainda não chegou a esse patamar, estamos engatinhando para tentar sair do comportamento de violência. Aliás, cenas vistas na última rodada do Campeonato Brasileiro, dentro e fora dos estádios. É certo que os organizadores vão continuar insistindo, porém poderiam utilizar melhor o serviço de som dos estádios para pedir e tentar, quem sabe, um pouco de respeito nesses momentos.  No atual formato, repito, é triste e constrangedor.


OS MOTIVOS DA DIMINUIÇÃO

Outro dia acompanhei uma matéria falando na diminuição de acidentes nas rodovias do Rio Grande do Norte, com destaque para as estradas estaduais. Só que, entre os motivos, eles não deram detalhes daquilo que pode ser um dos motivos da diminuição. Seria o fato de, praticamente ninguém poder andar nas famosas RN`s. E isso não é possível devido ao grande número de buracos que obriga o veículo quase ficar parado.

A falta de acostamento, por exemplo, na RN 003 e na RN 120, região Agreste potiguar, obriga em determinados pontos negociar a passagem. Os motociclistas param para permitir a passagem do veículo maior e, só depois, seguir sua viagem. Precisamos de estradas mais largas, com acostamentos e sem buracos. Feito isso, é sinalizar e punir os infratores.

ADOTE UMA ESCOLA

Depois de aprovada em plenário seguiu para a elaboração do texto final na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Mossoró, o Projeto de Lei nº 174/2020 que cria o Programa Adote uma Escola, de autoria do vereador Professor Francisco Carlos. A ideia é incentivar pessoas físicas e jurídicas a contribuírem com a conservação e manutenção das Escolas Municipais e Unidades de Ensino Infantil.

A participação das pessoas e instituições no programa se dará com doação de equipamentos e materiais, realização de obras de reforma e ampliação das Escolas e UEIs, conservação e manutenção da Escola ou UEI adotada. Para a consecução dos objetivos do Programa Adote uma Escola, o Executivo Municipal poderá firmar termos de cooperação com as pessoas físicas ou jurídicas legalmente constituídas. Para Francisco Carlos, o Programa dará a oportunidade de um maior envolvimento da sociedade nas escolas e isto, consequentemente, trará uma valorização dos espaços escolares. (Fonte: Jornalista Amanda Balbi/CMM).

BONECA DO TRÁFICO

Sempre na busca por saídas que possam passar despercebidas, principalmente das ações da polícia, os traficantes não deixam de fora nem mesmo um inocente brinquedo de criança. E o pior de tudo, até mesmo a própria criança acaba envolvida, involuntariamente, na ação marginal do meliante.

Fiz esse preambulo para dizer que na semana passada a Polícia Civil, na cidade do Assu, encontrou 100 pedras de crack dentro de uma boneca. A boneca do tráfico estava “muito doida”. Maluco mesmo era o fato de, uma criança dormir inocentemente com aquilo que ela julgava ser apenas o seu brinquedo. Ainda bem que temos bons policiais atentos a esse tipo de manobra e tudo foi descoberto.

QUOCIENTE ELEITORAL

A corrida pelo voto não é o único motivo que tira do sono dos candidatos nas eleições proporcionais no Brasil. Entre outros obstáculos da caminhada eles precisam se preocupar também com o danado do quociente eleitoral. Dizem que esse foi criado, entre outras razões, para diminuir a diferença entre candidatos com maior ou menor potencial econômico. Acho que essa ideia já foi superada e hoje observamos que alguns resultados não refletem a verdadeira vontade do eleitor.

Candidatos bem votados ficam de fora enquanto alguns com menor potencial de votos acabam assumindo mandatos de vereador e deputado (estadual e federal). O quociente eleitoral leva em consideração os votos dos partidos coligados para determinar a quantidade de vagas e os candidatos daquela coligação partidária que serão considerados eleitos. Essa forma de cálculo acaba elegendo candidato que obteve menor número de votos, deixando de fora candidato ou candidatos que obtiveram maior número de votos e que não assumiram uma vaga justamente por conta do quociente eleitoral.

LEILÃO NOS CORREIOS DO RN

Quer adquirir uma empilhadeira, um smartphone ou apenas uma bicicleta? Fique atento então ao leilão que vem sendo preparado pelos Correios do Rio Grande do Norte, mais especificamente nas agências das ruas Chile e Lauro Medeiros, ambas em Natal. A visita aos lotes podem ser feitas, por agendamento, até o dia 19 de agosto e o leilão acontece no dia 22 do mesmo mês.

Se você se interessou poderá manter contato pelo telefone (84) 3673-6070 ou e-mail sbem-cpas-rn@correios.com.br. Pelas regras já definidas as propostas serão apresentadas diretamente nos locais, ou seja, próprias agências ou por meio eletrônico. Pelos contatos citados o interessados também tomará conhecimento do valor mínimo das propostas.

MENSAGEM

“A descoberta consiste em ver o que todos viram e em pensar no que ninguém pensou”.

Albert Szent-Györgyi

CASTRA MÓVEL PARADO

A proposta de aquisição de um castromóvel para Mossoró continua parada, embora os recursos estejam à disposição. As informações falam no valor de R$ 425.000,00 em emendas federais e estaduais que estão paradas nos cofres da Prefeitura para implantação desse serviço. A ideia é de levar essa assistência aos tutores de baixa renda que cuidam de animais na zona rural e periferia de Mossoró. Os grupos que trabalham na proteção de animais seguem fazendo essa cobrança.

Enquanto não sai o castromóvel, outras conquistas estão avançando. Após diversas cobranças feitas pelo vereador e protetor Pablo Aires (PSB), representante da Causa Animal na Câmara Municipal de Mossoró e mobilização de ONGs e Protetores nas redes sociais, a Secretária de Saúde firma convênio com Clínica Veterinária e inicia cadastro para castração de cães e gatos. Os procedimentos para cadastrar ONGs, protetores independentes e tutores de animais serão feitos na plataforma Mossoró Digital, que pode ser acessada pelo site da Prefeitura de Mossoró, ou seja, prefeiturademossoro.com.br.

CAMPANHA ELEITORAL

O mês de agosto marca o início oficial da campanha eleitoral de 2022. O prazo para registro das candidaturas a presidente e a vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, senadores e respectivos suplentes, deputados federais e deputados estaduais ou distritais termina nesta segunda-feira (15). Na terça-feira (16), começa a propaganda eleitoral dos candidatos, incluindo divulgação na internet e por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas.

O período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro. Em 26 de agosto, tem início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que vai até 30 de setembro para os candidatos que concorrem ao primeiro turno. O segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês, caso nenhum candidato alcance maioria absoluta dos votos válidos na primeira votação, conforme estabelece o artigo 77 da Constituição. (Fonte: Agência Senado).

CORRIDA PELO VOTO

Claro, faz tempo que essa corrida pelo voto começou, porém agora teremos nas ruas as candidaturas oficiais, o que deve mudar de algum modo o quadro eleitoral antes desenhado. O que era intenção de voto agora começa a tomar rumos definitivos, principalmente em relação ao governo do Rio Grande do Norte. O caminho da volta que parecia ladrilhado de pedrinhas de brilhantes para a governadora Fátima Bezerra (PT), começa a ficar parecido com as rodovias do RN, cheias de buracos da dúvida.

Mas, verdade precisa ser dita, a atual ocupante do cargo larga na frente com boa margem e seus rivais terão que pedalar forte se quiserem, no mínimo, levar a disputa até o segundo turno. Missão para Styvenson Valentim (Podemos), Fábio Dantas (Solidariedade), Danniel Morais (Psol), Clorisa Linhares (PMB), Rosália Fernandes (PSTU), Antonio Bento da Silva (PRTB), Karlo Rodrigo Lúcio Vieira (Democracia Cristã) e, José Nazareno Edson da Silva (PMN).


DICA LEGAL – CRIME DE EXTORSÃO

É cada dia mais frequente a tentativa de extorsão, até por telefone os bandidos simulam situações afim de levar alguma vantagem financeira. Vamos então saber o que diz o artigo 158 do Código Penal sobre o crime de extorsão. Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa: Pena – reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

E tem mais sobre o assunto. Por exemplo, o crime de extorsão consuma-se independentemente da obtenção da vantagem indevida. Isso não quer dizer que não caiba tentativa no crime de extorsão. Caso a ação criminosa seja interrompida por circunstância alheia à vontade do agente, ocorrerá crime na sua modalidade tentada.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support