atualização

Sesap vai atualizar plano de assistência oncológica do RN

O plano atual será revisado e atualizado de acordo com a análise situacional

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está trabalhando na atualização do Plano Estadual de Atenção Oncológica, aprovado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em 2017.

O plano atual será revisado e atualizado de acordo com a análise situacional do Rio Grande do Norte, através de sua caracterização demográfica, perfil epidemiológico, situação da rede assistencial em todos os seus níveis de atenção, além de reavaliar os sistemas logísticos e sistemas de regulação.

O trabalho foi iniciado na manhã desta quinta-feira, 5, quando uma Oficina reuniu técnicos de diversos setores da Sesap envolvidos, como Central Estadual de Regulação, coordenações de hospitais, recursos humanos, promoção à saúde, planejamento, além de representantes das Unidades Regionais de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Natal.

“Apontaremos as dificuldades encontradas para operacionalizar todo esse processo e vamos propor ações para que se possa melhorar a assistência oncológica no estado e dessa forma prestar atendimento aos seus usuários conforme preconizam as diretrizes do Sistema Único de Saúde”, explicou a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da Sesap, Samara Dantas.

Segunda a coordenadora, a atualização do plano terá a participação de todos os serviços envolvidos, em todos os níveis de atenção, incluindo o apoio diagnóstico. “Esse é um momento inicial no qual vamos construir uma agenda conjunta e um cronograma de trabalho”.

A servidora do Complexo Estadual de Regulação, Edilma Pereira, fez a apresentação do plano atual e apontou os focos a serem trabalhados. “A assistência oncológica está inserida na Rede de atenção à saúde das pessoas com doenças crônicas”, explicou.

Na oportunidade, a gerente da Unidade Setorial do Governo Cidadão, Ana Petta, apresentou os serviços novos que serão incorporados à rede de oncologia do Estado: o Laboratório Central de Anatomia Patológica e Citopatologia do RN, em Natal, e os Centros de Referência em Oncologia dos municípios de João Câmara e São Paulo do Potengi. As obras estão em andamento e são financiadas pelo Banco Mundial.

A coordenadora da Central Estadual de Regulação, Valéria Bezerra, ressaltou a importância da atualização do Plano. “Devemos encarar com grande seriedade esse trabalho que definirá como será o acesso dos usuários que necessitam do tratamento do câncer no nosso estado”.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...