Coronavírus

Sesap estima colapso por falta de leitos no início de maio

Previsão foi divulgada no início da tarde desta terça-feira (7). Secretário defende intensificação do isolamento social.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte estima que o sistema de saúde do estado poderá entrar em colapso no início de maio, por causa da pandemia do novo coronavírus. Isso significa que o número de pacientes precisando de leitos seria maior do que a disponibilidade de equipamentos e profissionais.

A informação foi divulgada durante uma entrevista coletiva concedida no início da tarde na Escola de Governo, em Natal. De acordo com o secretário Cipriano Maia, os cenários apontados pelos especialistas apontam para a necessidade de intensificação das medidas de isolamento social no estado.

“Os cenários projetam uma situação de absoluta catástrofe. O que fizemos já evitou, com certeza, a aceleração da transmissão e, consequentemente, o número de mortos, mas eles (os números) mostram a importância de radicalizar, manter essas medidas, intensificá-las, para que a gente venha ter uma situação, se não a adequada, que seria a supressão, como alguns países europeus fizeram já depois da crise instalada – mas que a gente possa diminuir isso e retardar o esgotamento do sistema de saúde que está anunciado para o início de maio – algumas tendências apontam para o fim de abril – se a população não compreender, não tiver atitude”, afirmou.

De acordo com uma estimativa do estado, se as medidas de isolamento social não tivessem sido tomadas, o Rio Grande do Norte já teria registrado aproximadamente 140 óbitos por Covid-19. Até esta terça (7), no entanto, o Estado conta com 8 óbitos confirmados, além de três em investigação, com suspeita.

A supressão, citada por Maia, seria a proibição total da saída da população às ruas das cidades. Por enquanto, o poder público do estado utiliza as medidas de mitigação, e estima que atualmente há um “bloqueio” de 42% nas transmissões graças ao isolamento social, com fechamento de escolas e estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e lojas.

G1 RN

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support