Mossoró

Sesap e ABEn realizam capacitação sobre sistematização da assistência de enfermagem

Durante o evento foram discutidos vários temas como a sistematização da assistência de enfermagem

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RN) realizaram sexta-feira (7) de fevereiro, no auditório da II Ursap, das 9 às 17h, uma Capacitação em Sistematização da Assistência de Enfermagem direcionada aos profissionais de enfermagem dos municípios e dos hospitais públicos do RN.

Presentes ao evento a subcoordenadora de Capacitação da Sesap, Rayane Larissa Santos de Araújo, a gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti e a integrante da Diretoria da ABEn – Sertão RN, Verônica Rodrigues Fonseca Costa.

Atuaram como facilitadoras a professora doutora da UFRN, Jéssica Naiara de Medeiros Araújo, professora doutora da UnP e Facene, Ana Paula Nunes Lima Fernandes, a enfermeira mestra do HRTM, Larissa Mendonça Torre Rosário, a professora doutora da UERN, Kalyane Kelly Duarte Oliveira e a professora doutora da UERN, Maria Izabel da Conceição Dias Fernandes.

Durante o evento foram discutidos vários temas como a sistematização da assistência de enfermagem – empoderamento da prática profissional, aspectos conceituais em sistematização da assistência de enfermagem e processos de enfermagem; bases teóricas para a sistematização da assistência de enfermagem e coleta de dados e Processo de Enfermagem: Técnicas de Entrevista/anamnese/Exame.

No período da tarde foram debatidos tópicos como pensamento crítico e raciocínio diagnóstico, diagnósticos em enefermagem, planejamento de enfermagem, implementação de enfermagem, e avaliação de enfermagem.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia que organiza toda a operacionalização do Processo de Enfermagem. A SAE planeja o trabalho da equipe e os instrumentos que serão utilizados, de acordo com o procedimento que será realizado. O objetivo da metodologia é garantir a precisão e a coesão no cumprimento do processo de enfermagem e de atendimento aos pacientes.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support