Saúde

Sesap articula com hospitais federais e municipais a contenção do coronavírus

Estado tem 33 casos suspeitos para o novo coronavírus que aguardam resultados de exames laboratoriais.

Com objetivo de promover uma articulação entre os serviços de saúde do Rio Grande do Norte, o secretário Cipriano Maia reuniu, na manhã desta terça-feira (17), gestores de hospitais federais para acompanhar a situação de unidades públicas de fora da rede estadual de saúde em relação ao enfrentamento da pandemia do coronavírus.

“O nosso esforço é para fortalecer as medidas de contenção, e todos os serviços precisam estar envolvidos e comprometidos com as demandas que deverão surgir e, embora saibamos das dificuldades, temos que pensar para além das nossas possibilidades”, declarou.

O objetivo foi levantar as possibilidades de abertura de espaços de isolamento hospitalar e assistência respiratória dentro dos planos de contingência de cada unidade.

Também foram abordadas as medidas em relação a estoques de insumos, fluxos de atendimento, circulação de pessoas nos hospitais, e atenção a gestantes e puérperas. “Queremos iniciar a formação de um comitê técnico assistencial com foco na área materno infantil, de forma a garantir o cuidado a esse público específico”, afirmou o secretário.

Participaram gestores do Hospital Universitário Onofre Lopes, Hospital Universitário Ana Bezerra, de Santa Cruz, Maternidade Escola Januário Cicco, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria de Saúde de Parnamirim.

Além das reuniões do comitê de especialistas, criado pelo Governo do Estado, a Sesap mantém articulação permanente com gestores municipais de saúde, gestores hospitalares, fornecedores, a fim de preparar o estado para o possível aumento do número de casos confirmados e de demanda dos serviços de saúde.

Nesta terça-feira, 17, o Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos para o novo coronavírus que aguardam resultados de exames laboratoriais. Ao todo foram notificados 58 casos, sendo que 24 já foram descartados. Até o momento apenas um caso foi confirmado, no último dia 12, e a paciente cumpriu os protocolos necessários e não apresenta mais sintomas.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support