Visita

Senadora Fátima Bezerra participa de audiência em Macau sobre a crise hídrica na região

Macau e região é abastecida pelas águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que encontra-se com menos de 20% da sua capacidade.

A senadora Fátima Bezerra participou em Macau, da I Audiência Pública em Combate à Crise Hídrica no Município e Região. Atividade foi uma realização da Câmara Municipal.

Macau e região é abastecida pelas águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que encontra-se com menos de 20% da sua capacidade. Estimativa é de que em breve entre no volume morto, o que vai comprometer a distribuição de água para Macau, Guamaré, Pendências, Alto do Rodrigues, etc.

Nesse sentido, Fátima Bezerra, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, fez o chamamento para audiência pública que ocorrerá na próxima quarta-feira (23), na CDR , que debaterá o andamento das obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco. A conclusão dessas obras vai perenizar o Rio Piranhas-Açu que abastece a Barragem Armando Ribeiro.

A senadora ressaltou também o projeto para a construção da adutora Afonso Bezerra – Pendências para abastecer esses municípios. Essa obra, de autoria do governo do estado, é orçada em R$ 68 milhões.

Ficou deliberado na audiência buscar a construção da autora em questão; fiscalização pela ANA e Igarn; resgatar os projetos de revitalização do Rio Piranhas-Açu e articular mobilizações na região de caráter popular sobre a temática. Participaram da audiência vereadores, gestores, representações da sociedade civil organizada, estudantes, comunidade em geral.

Assessoria