Mossoró

Seminário sobre a Lei Maria da Penha marca a abertura oficial da campanha “Agosto Lilás”

A Prefeitura realizou nesta terça-feira (8) um seminário interativo destacando a importância da Lei Maria da Penha no combate à violência contra a mulher. A iniciativa marcou o lançamento oficial da campanha “Agosto Lilás” em Mossoró. A cerimônia aconteceu no Teatro Lauro Monte Filho e contou com diversas instituições e redes de apoio.

Desde a sua criação, em 2006, a Lei Maria da Penha tem sido uma arma importantíssima na luta contra a violência doméstica e familiar. Neste mês de agosto, a lei completa o seu 17º aniversário. E neste ano, Mossoró realiza a campanha “Agosto Lilás: somos resistência, Mossoró diz não à violência contra a mulher”.

“Esse é um seminário que foi efetivado pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que dá início ao “Agosto Lilás”. Aqui vamos discutir  basicamente a Lei Maria da Penha. Na data de ontem, fizemos 17 anos da lei, são 17 anos de luta desde a sua efetivação, e a rede de enfrentamento à violência contra a mulher segue fazendo o seu papel. O seminário é para discutir exatamente isso e mostrar que esse enfrentamento à violência contra a mulher deve ser constante”, ressaltou o Dr. Renato Magalhães, responsável pelo Juizado da Violência Doméstica de Mossoró.

Entre as redes, órgãos e instituições que reforçam a campanha estão: o Centro de Referência da Mulher (CRM), Patrulha Maria da Penha, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM), Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Mossoró, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Mulher, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Faculdade Católica, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Hospital da Mulher, Núcleo de Estudo da Mulher e  outros, além dos movimentos de mulheres em geral.

A coordenadora de ações educativas da Patrulha Maria da Penha da GCM, Lilian Cinthia, comemorou a boa adesão à campanha e destacou a importância do seminário. “Estamos muito felizes em reunir toda a rede e a população em geral para tratarmos desse tema, um evento muito importante e que pela primeira vez conseguimos reunir todo mundo. É de extrema felicidade podermos montar um seminário tão rico, tão esclarecedor, onde cada instituição vai falar um pouco sobre o seu trabalho, vai dar números e que aqui através desse evento a gente possa sair quem sabe com ideias de políticas públicas que visem a aumentar o nosso trabalho, aumentar a eficácia e também a assistência”, frisou.

Entre as discussões do seminário, foram exploradas as diferentes perspectivas apresentadas pelos palestrantes, reforçando a importância contínua de se aprofundar no entendimento e na implementação dessa legislação tão necessária. O seminário teve também uma explanação histórica do contexto que levou à criação da Lei Maria da Penha, onde foram destacados os avanços e desafios enfrentados durante o período que antecederam a sua criação, enaltecendo a coragem e a determinação de mulheres que lutaram e abriram caminho para essa formulação. Foi ainda ressaltado a importância da educação e do diálogo como ferramentas de transformação.

“É um momento importantíssimo para o combate à violência contra a mulher, que é manifestada das suas mais diversas formas. A Prefeitura Municipal de Mossoró vem evidenciando esforços para garantir que a nossa rede socioassistencial possa contribuir com a acolhida dessas mulheres vítimas de violência, mas também trabalhando campanhas educativas e reforçando a necessidade de se trabalhar a defesa dos direitos da mulher em razão desse contexto de violência que muitas delas vivem”, destacou o secretário de Assistência Social, Erison Natécio.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support