Encontro de gestores

Secretário de Saúde conclama prefeitos a fortalecer o combate às endemias

De acordo com o secretário, o Estado, junto com as prefeituras, têm que fortalecer a promoção à saúde e a vigilância epidemiológica.

Ao participar nesta quinta-feira (19) da abertura do Encontro de Gestores: Compromisso com a Vigilância e Proteção à Saúde no RN, o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, conclamou prefeitos e secretários municipais de saúde a se engajarem no combate às endemias.

De acordo com Cipriano, o Estado, junto com as prefeituras, têm que fortalecer a promoção à saúde e a vigilância epidemiológica.

Cipriano adiantou que já a partir de janeiro a Secretária de Estado da Saúde realizará fóruns regionais para alertar a necessidade de intensificar as ações antes que as epidemias de arboviroses se instalem no RN.

“Queremos refletir sobre a situação e sair daqui com o compromisso de que trabalharemos no sentido de intensificar nossas ações”, disse o secretário.

O evento, que aconteceu no auditório da Reitoria da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), contou com a presença do representante do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, que elogiou a iniciativa da Sesap. Segundo Said, nos anos 2017/2018, o Brasil viveu momentos importantes com as primeiras conferências nacionais de Vigilância Sanitária, que culminou em 2019 com a Portaria que implantou as diretrizes de Vigilância em Saúde.

O representante do Ministério da Saúde chamou a atenção para a queda da cobertura vacinal, sobretudo do sarampo, a partir de 2016. Para ele, o grande desafio da Saúde no país é exatamente a intensificação das ações das equipes de vigilância. “Temos que pensar como qualificar estas ações, sendo papel do Ministério da Saúde dar total apoio aos estados e municípios”.

Com a presença de prefeitos e secretários municipais de Saúde, o encontro discutiu a qualificação da informação e a vigilância dos óbitos no RN, o cenário das arboviroses, das doenças negligenciadas e da imunização no Estado, além do plano de qualificação das vigilâncias como estratégia de alteração da situação de Saúde. Ao final, foi apresentado o Protocolo de Intenções com encaminhamento da Pactuação entre os Gestores.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support