MOSSORÓ

Secretaria vai apresentar projeto de inseminação artificial em vacas para produtores

O encontro está marcado para terça-feira, as 10 horas na Feira do Bode

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) e a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (FUNCERN) realizam nesta terça-feira, 14, uma reunião com produtores de bovinocultura.

O encontro está marcado para as 10 horas na Feira do Bode e servirá para que os organizadores do projeto repassem para os produtores desta cadeia produtiva as condições necessárias de participarem da iniciativa.

O titular da SEADRU, Faviano Moreira, explica que o encontro é para apresentar aos produtores o projeto de inseminação artificial em vacas. A reunião será para apresentar a metodologia que será empregada aos interessados em participar da iniciativa. A atividade está dentro do Mossoró Rural.

“Nós estamos convidando os produtores de bovinocultura que tenham interesse em inseminação a fazer parte do projeto. O produtor que vai participar do projeto vai receber assistência técnica de veterinários e de zootecnistas. A presença desses profissionais será mensal”, disse Faviano que ressaltou ainda que o produtor precisará atender alguns pré-requisitos.

“O produtor que vai participar do projeto precisa atender alguns pré-requisitos com relação a parte de nutrição, sanidade de uma maneira geral para que os animais possam ser inseminados”, completou.

Faviano Moreira destaca ainda que a grande vantagem para o produtor que participar do projeto será melhorar geneticamente seu rebanho a médio e longo prazo, além de mais eficientes zootecnicamente e produtivamente. Isso vai fortalecer a atividade da bovinocultura, que é uma das principais atividades aqui da nossa pecuária de Mossoró.

“Na medida em que o produtor consegue ter animais de maior qualidade ele pode ter o aumento na produção de leite, mais eficientes zootecnicamente e produtivamente. Com isso vai ajudar a desenvolver a atividade na região de Mossoró. A grande vantagem da inseminação é que, ao invés de adquirir de repente um touro, um animal puro por um valor mais elevado, o produtor tenha a condição de inseminar e ter filhos e filhas principalmente de boa linhagem genética. Então ele pode ter em longo médio e longo prazo uma renovação do seu plantel sem precisar comprar animais apenas inseminando”, enfatizou.

O projeto de inseminação artificial em vacas é custeado em 70% pelo Sebrae, 15% pela Prefeitura de Mossoró, através da SEADRU, e 15% pelo produtor. (Secom/PMM)

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support