Agricultura

Secretaria divulga calendário de vacinação contra febre aftosa em Mossoró

A vacinação começa na próxima terça-feira, 1º, e se estenderá até o dia 23 de junho

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) divulgou o calendário de vacinação da febre aftosa em Mossoró. A vacinação começa na próxima terça-feira, 1º, e se estenderá até o dia 23 de junho. Ela será dividida em quatro semanas nos polos Maísa, Hipólito, Sussuarana e Alagoinha.

As primeiras comunidades rurais que receberão as equipes da SEADRU são Projeto Assentamento Solidão, Vingt Rosado, comunidade de Cristais e o P.A Cabelo de Nego. Essas comunidades serão atendidas na terça-feira. Ainda neste dia haverá a vacinação em Jucuri, P.A. Independência, Pedra Branca, Pajeú, P.A. Barreira Vermelha, P.A. Santa Rita Cássia.

Na quarta-feira, 2, será a vez Riacho Grande, Riachinho, P.A. Nova Esperança (São João), P.A. Sol Nascente, PAMN e Barrinha. A primeira semana encerra na sexta-feira, 4, com visitas ao P.A. Olga Benário, P.A São Romão, P.A. Oziel Alves, P.A. Maísa Pomar.

A segunda-feira semana de atividades vai do dia 07 a 11 de junho. Na segunda a vacinação contra a febre aftosa ocorre Carmo, Alto Moura, Melancia, Passagem de Pedras, Umari, Jurema Seca, Espinheirinho, P.A. Novo Espinheirinho, Laginha e P. A. Hipólito.

Já na terça-feira é a vez de Curral de Baixo, Santana (Direita do rio), Santana (Esquerda do rio), P.A. Paulo Freire, Angicos, Sitio São Francisco. Na quarta-feira, dia 09, tem a imunização dos animais em Olho D’água Velho, São Joaquim, Santa Fé, Chafariz, Salva Vidas, Reforma dos Romãos, P.A. Lorena, Bargado, Cristalino.

A vacinação continua na quinta-feira, 10, com equipes nas comunidades de Tabuleiro Alto, P.A. Jurema, P.A. Boa Fé, Góis, Santo Antônio, Ema, Cajazeiras I e II e Pau Darco. A segunda semana será encerrada em P.A Maisa Nova União, Pau Branco, Jardim, Córrego Mossoró.

A terceira semana de vacinação contra a febre aftosa terá início na segunda-feira, dia 14, com a imunização do rebanho em Colós, Sussuarana, P.A. Sussuarana, Piquiri, Barro Branco, Ingá, Bom Jesus, Passagem da Oiticica, Camurupim I e II, Passagem do Rio e Macambira. Na terça-feira, 15, será a vez de Rincão, Alto da Pelonha.

A atividade segue na quarta-feira, 16, com vacinação no Puxa Boi, Canto do Junco, Santa Helena, Arisco I e II, Lajedo, Oiticica, Florânea. No dia seguinte (17) as comunidades contempladas são Senegal, Bom Destino, P.A. Maisa Montana, P.A. Recanto da Esperança (Alagoinha), Coqueiro. Na sexta-feira, 18, segue em P.A.Cheiro da Terra, P.A. São José I e II, P.A. São Cristóvão, Bela Vista, Picada I e II, Estreito, Panela do Amaro, Várzea da Pasta e São João da Várzea.

A 4ª e última semana de vacinação contra a febre aftosa no município inicia no dia 21 nas comunidades de P.A. Maracanaú, P.A. Cordão de Sombra I e II, Sitio do Meio, São Raimundo e P.A. Favela.

Na terça-feira, 22, será a vez do P.A. Fazenda Nova, P.A. Terra Nossa, P.A. Santa Elza, Rancho da Caça, Cigano, São Francisco, Sereno, Serra Mossoró e P.A. Lagoa do Xavier. Por fim, o último dia de vacinação ocorre em 23 de junho em Barrinha dos Neo, Fartura, UFERSA, P.A. Quixaba, São Benedito, Pintos e P.A Mulunguzinho.

A campanha apresenta como pré-requisito que o produtor tenha até 25 animais para que ele seja considerado um pequeno produtor e que esteja com o cadastro atualizado junto ao órgão estadual, que promove e executa a defesa animal, vegetal e inspeção de produtos de origem agropecuária no estado.

A regularização do rebanho bovino é essencial para que o produtor possas ter acesso a linhas de créditos, emissão de GTA com finalidade de venda ou abate animais e evitando multas e contribuindo para que o Rio Grande do Norte evolua no status sanitário da Febre Aftosa.

A Febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas) – principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido. A doença é causada por um vírus. A transmissão da doença é por via aérea e pode ocorrer sob condições favoráveis de clima e que também pode se espalhar por consideráveis distâncias.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support