Pandemia

Secretaria de Saúde do RN amplia em 31% rede de leitos Covid

A expansão iniciou na sexta-feira (21) e seguiu ao longo dos dias seguintes

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), diante do quadro epidemiológico da Covid-19 no Rio Grande do Norte, está expandido a rede de leitos clínicos e críticos para tratar da doença. O trabalho coordenado pelas equipes técnica e de gestão da Secretaria, em parceria com municípios, já disponibilizou 91 leitos para receber pacientes acometidos pela Covid-19, sendo 78 clínicos e 13 críticos, aumentando em mais de 31% a rede atual.

A expansão iniciou na sexta-feira (21) e seguiu ao longo dos dias seguintes, dividida entre a capital do estado, Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu. Assim, no início desta tarde de terça-feira (25), a rede Covid no RN passa já a contar com 313 leitos, sendo 135 críticos e 188 clínicos – estes os mais demandados atualmente. A previsão é de que 56 leitos ainda sejam acrescidos nos hospitais do estado ao longo dos próximos dias, alcançando além das regiões já citadas, o Trairi e o Agreste.

As equipes da Sesap trabalharam ao longo de vários dias para avaliar as tendências de casos e os cenários em cada região, além de identificar as possibilidades de ampliação nos serviços de saúde. “Esse plano para expansão da rede Covid é resultado de um trabalho amparado nos dados disponíveis. O cenário mostra a necessidade de novos leitos neste momento, então montamos um esforço para que se alcance a expansão da forma mais célere possível, com o esforço conjunto dos municípios. Seguiremos monitorando a situação, tanto da Covid-19 como da Influenza, para avaliar eventuais novas medidas”, explicou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Entre os dados, está a média de pedidos por leito para internação apurada pelo Regula RN. O número saltou de 15 no dia 26 de dezembro para uma média superior a 60 após um mês. A Secretaria segue ainda em tratativas com municípios para avaliar a abertura de novos leitos.

91 LEITOS ABERTOS 

78 leitos clínicos e 13 leitos críticos

  • Hospital Geral João Machado (Natal): 17 clínicos e 2 críticos
  • Hospital Regional Hélio Morais Marinho (Apodi): 7 clínicos e 5 críticos
  • Hospital Maternidade Almeida Castro (Mossoró): 10 clínicos
  • Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos (Assu): 6 clínicos
  • Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 3 clínicos
  • Hospital dos Pescadores (Natal): 9 clínicos e 6 críticos
  • Hospital Municipal de Natal: 26 clínicos

59 LEITOS EM EXPANSÃO

27 leitos clínicos e 32 leitos críticos

  • Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros): 14 clínicos e 07 críticos
  • Hospital Regional Linfoldo Gomes Vidal (Santo Antônio): 4 clínicos e 5 críticos
  • Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva (Caraúbas): 3 clínicos e 5 críticos
  • Hospital Regional Monsenhor Expedito (São Paulo do Potengi); 2 clínicos e 5 críticos
  • Hospital Giselda Trigueiro (Natal): 5 críticos
  • Hospital Rafael Fernandes (Mossoró): 4 clínicos
Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support