Alcaçuz

Seap retoma visita presencial na maior unidade prisional do RN

As visitas estavam suspensas desde o dia 13 de março, em razão da pandemia do novo coronavírus

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, a maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, com 1.601 internos, retomou na manhã desta terça-feira (6), as visitas presenciais de familiares aos apenados. As visitas estavam suspensas desde o dia 13 de março, em razão da pandemia do novo coronavírus. Hoje, a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) não tem casos de Covid-19 entre presos e policiais penais.

O acesso aos presos foi previsto na portaria do “Plano de Retomada de Visitas Presenciais”, elaborada pelo Comitê de Crise, com todos os protocolos e procedimentos a serem adotados para a segurança e preservação da vida de internos, familiares e servidores. Em Alcaçuz, assim como nas demais unidades, foi respeitado o distanciamento social e todos usaram máscaras. A visita teve trinta minutos de duração a partir do encontro entre o visitante e o apenado, não sendo considerados os períodos de cadastramento, escaneamento corporal e demais procedimentos de acesso e deslocamento.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, cada interno pode receber um visitante adulto e eles não tiveram qualquer tipo de contato físico para evitar contaminação pelo novo coronavírus. Não foi permitido visitante com idade superior a 60 anos, menor de idade, do grupo de risco e que apresente qualquer sintoma relacionado ao Covid-19.
O secretário determinou o reforço do efetivo de Alcaçuz com policiais do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC) para auxiliar e dar mais agilidade aos procedimentos internos nesse período de retorno das visitas.

Dezesseis das 17 unidades prisionais do RN retomaram as visitas presenciais. No dia 9, será a vez da Penitenciária Estadual Dr. Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, receber os visitantes, concluindo a terceira fase do plano do Comitê de Crise.

A SEAP mantém todos os protocolos de combate e prevenção a pandemia. Os espaços para acolhimento das visitas serão higienizados e desinfectados antes e após o término das visitas. O sistema prisional do RN tem 10.400 internos e, segundo o Conselho Nacional e Justiça (CNJ), foi o único no Nordeste a não registrar óbito relacionado ao Covid-19.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support