Tomou posse nesta quinta-feira (12) a nova desembargadora do Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Sandra Elali. A cerimônia aconteceu no prédio do TJRN e reuniu desembargadores, juízes, advogados e representantes da classe política do Estado.
Em seu depoimento, a magistrada disse que ingressar no Pleno do TJRN “é a realização de um sonho”. A cerimônia de posse de Sandra Elali aconteceu justamente às vésperas de comemorar 44 anos de dedicação à magistratura.
“Hoje meu sentimento é de emoção e de profunda gratidão pela realização de meu sonho de ocupar o honroso cargo de desembargadora deste Tribunal de Justiça. Durante essa longa espera, a qual persegui esse sonho com persistência, trabalhei com o mesmo amor e entusiasmo dos primeiros tempos sem jamais pensar em desistir. Sempre acreditei que os pesados ônus impostos aos que têm a função de julgar são plenamente compensados pela íntima satisfação do dever cumprido e o juiz vocacionado é realmente capaz de sacrifícios que se tornam suaves porque ele se realiza, enfrentando dificuldades, incompreensões, vencendo obstáculos”, disse.
O presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Amílcar Maia, disse que a expectativa a nova desembargadora é uma “das mais experientes” e que possui uma “bagagem jurídica impressionante”.
“A desembargadora Sandra Elali já desempenhou suas funções em praticamente todos os órgãos do judiciário. Ela trabalhou junto à Escola da Magistratura, junto à Associação dos Magistrados e passou por quase todas as áreas do judiciário. As expectativas são as melhores possíveis”, disse.
A magistrada foi nomeada desembargadora do TJRN na sessão do último dia 28 de agosto. Ela foi promovida pelo critério de antiguidade como nova integrante do Pleno e passou a ser a 8ª mulher a integrar a segunda instância da Justiça Estadual. A nova desembargadora ocupará a vaga aberta em virtude do falecimento do desembargador Virgílio Macêdo Jr, ocorrido no dia 14 de julho.
Perfil
Sandra Simões de Souza Dantas Elali é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), turma de 1977. É especialista em Direito Processual Civil e Penal pela Universidade Potiguar (UnP), 2003. Professora da ESMARN, possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, 2010. Em sua trajetória profissional é a primeira juíza relatora e presidente da 1ª Turma Recursal Permanente dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública.
Ingressou na Magistratura Estadual do Rio Grande do Norte em 15 de outubro em 1980. A primeira Comarca em que atuou foi Santana do Matos. Sandra Elali passou ainda pelas Comarcas de Monte Alegre, Goianinha e Natal. Em 12 de abril de 2024, assumiu a Vice-Presidência Institucional da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn).
Tribuna do Norte