Prevenção

Rosalba anuncia decreto de contenção ao novo coronavírus

Medidas de prevenção foram detalhadas durante coletiva de imprensa, realizada nesta terça-feira (17)

A prefeita Rosalba Ciarlini, ao lado da vice Nayara Gadelha e secretária de Saúde Saudade Azevedo, anunciou na tarde desta terça-feira (17), no Salão dos Grandes Atos, durante coletiva de imprensa, uma série de medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19) na cidade.

A primeira medida do decreto nº 5611, de 14 de fevereiro de 2020, é a criação de um comitê composto por diversas Secretarias Municipais, o Comitê Municipal de Supervisão, Monitoramento e Gestão de Emergência em Saúde Pública decorrente do Coronavírus (COVID-19), que vai funcionar enquanto ocorrer casos suspeitos. O comitê tem, dentre as principais funções, recolher, analisar e divulgar dados sobre a situação do Covid-19 no Município.

O decreto nº 5611 informa que ficam suspensas na Prefeitura de Mossoró, incialmente por um período de 15 dias, atividades que reúnam 50 ou mais pessoas nos equipamentos da Secretaria de Cultura; Atividades esportivas realizadas ao ar livre pela Secretaria de Esporte, como o projeto Viva a Rio Branco; Atividades no Parque Municipal Maurício de Oliveira; Aulas nas Escolas e Unidades de Educação Infantil Municipais; Atividades que reúnam idosos e crianças com menos de 7 anos.

O decreto informa também que ficam suspensas viagens a serviços de servidores municipais, excetuadas as necessárias a transporte de pacientes e profissionais de saúde; Ficam suspensas, pelo prazo de 60 dias, a concessão de férias dos servidores lotados nas Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito.

Como uma forma de prevenção coletiva, o decreto da Prefeitura ainda recomenda às empresas e instituições que evitem aglomerações ou qualquer outra atividade que reúna 50 ou mais pessoas pelo prazo de 15 dias, como cinema, academias, jogos esportivos, shows, eventos artísticos e culturais, missas, cultos e eventos religiosos.

A prefeita Rosalba explicou que as medidas podem ser consideradas duras, mas que são fundamentais nesse momento que o país vem enfrentando. “Estamos tomando essas medidas para que possamos avaliar e nos prevenir cada vez mais. Mossoró ainda não tem nenhum caso confirmado e espero que não venha a ter. Essas medidas podem até parecer duras com relação a cidade, mas nós precisamos fazer. Precisamos evitar aglomerações acima de 50 pessoas.  Vida é um bem muito precioso.”, afirmou a prefeita Rosalba.

Rosalba também informou que o Município está estudando e vai criar barreiras sanitárias para ajudar na prevenção do novo coronavírus. “Estamos estudando a melhor forma de fazer barreiras sanitárias no aeroporto, na rodoviárias e em postos de entrada na cidade. São barreiras de orientação para aquelas que chegam na cidade e principalmente se vierem de área onde apresente a circulação comunitária do vírus. O momento é de prevenção. Nós não podemos perder tempo. Temos que tomar essas medidas para que não aconteça de Mossoró ter um vírus circulando de forma comunitária. Estamos vigilantes e tomando todas as medidas necessárias.”, concluiu a Rosalba.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...