Levantamento

RN tem quase 200 mil motoristas com 60 anos ou mais, aponta Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) realizou um levantamento sobre o número de pessoas com mais de 60 anos habilitadas no Rio Grande do Norte. De acordo com os dados coletados pelo Setor de Estatística, 19% do total de motoristas registrados no banco de dados do Detran pertencem a essa faixa etária. Em termos absolutos, isso corresponde a 198.695 condutores. Os dados são desta segunda-feira (10).

A análise também considera o gênero dos habilitados, revelando que 75,7% dos condutores dessa faixa etária são do sexo masculino, enquanto 24,3% são do sexo feminino, o que representa 150.481 homens e 48.214 mulheres.

Em um comparativo entre o total de homens habilitados no RN e o número de homens com CNH na faixa etária de 60 anos ou mais, observa-se que 21% dos condutores habilitados no estado estão acima dos 60 anos. Já no caso das mulheres, 15% do total de mulheres habilitadas no Rio Grande do Norte têm 60 anos ou mais.

Na faixa etária acima de 60 anos, a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia conforme a idade. Para motoristas entre 60 e 69 anos, a validade da CNH é de 5 anos. A partir dos 70 anos, esse período diminui, sendo necessário renovar a CNH a cada três anos.

Credencial de Estacionamento para Idosos

Atualmente, a Credencial de Estacionamento para Idosos pode ser emitida digitalmente por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para emitir e vincular a credencial ao aplicativo CDT, basta abrir o app, acessar a seção “Condutor”, selecionar “Credencial de Estacionamento”, escolher “Credencial de Idoso”, clicar em “Emitir Credencial”, aceitar os termos e condições e finalizar a emissão. Vale lembrar que a emissão da credencial é feita pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão máximo de trânsito da União.

A credencial só será emitida para condutores com 60 anos ou mais. Além disso, a versão digital da credencial ficará vinculada a um veículo escolhido pelo beneficiário, podendo ser alterado a qualquer momento. Nesse caso, não é necessário exibir o documento no painel do veículo. Caso o condutor prefira não vincular a credencial a um veículo, deverá utilizar a versão impressa da credencial, que deve ser colocada no painel com a frente voltada para cima. Anteriormente com validade de 5 anos, a credencial agora tem validade vitalícia para os idosos.

Tribuna do Norte

Notícias semelhantes
Comentários
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.