Política

RN tem nove prefeitos e vices com processos de cassação em andamento

O Rio Grande do Norte tem pelo menos nove municípios com processos que podem resultar na cassação de prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2024. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) a pedido do g1 RN.

O número representa pouco mais de 5% das 167 cidades potiguares. A maioria dos casos ainda está em fase de recurso e sem decisão definitiva.

Os processos envolvem suspeitas de abuso de poder político, econômico, uso indevido de meios de comunicação, condutas vedadas e compra de votos.

Em pelo menos dois municípios — Ouro Branco e Itaú — o tribunal já determinou a cassação dos mandatos, mas os gestores recorreram e aguardam julgamento. Em Francisco Dantas, a cassação foi revertida, porém o caso deve ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O julgamento mais recente ocorreu em São Miguel do Gostoso, onde a Justiça determinou a cassação da chapa vencedora das eleições de 2024 por abuso de poder político e econômico, além de conduta vedada. Ainda cabe recurso ao TRE-RN.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support