Mais de mil pessoas estão na fila de espera por transplantes no Rio Grande do Norte, segundo dados da Central Estadual de Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Nesta segunda-feira (1º), 1.043 pacientes aguardam por órgãos: dois por coração, 22 por medula óssea, 363 por rins e 656 por córneas.
Para incentivar a doação de órgãos, foi lançada hoje a campanha Setembro Verde, no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. O evento reuniu gestores, profissionais de saúde, familiares de doadores e transplantados.
“Temos que apontar os caminhos da informação correta sobre os transplantes, a doação. Precisamos que as pessoas entendam o papel da solidariedade e da empatia”, disse o secretário de Saúde do RN, Alexandre Motta.
A Central de Transplantes do RN também coordena a captação de órgãos em hospitais do estado e, em alguns casos, o envio para outras regiões do país, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (Sesed) e a Força Aérea Brasileira.
