Saúde

RN tem mais de mil pessoas na fila de transplantes de órgãos

Mais de mil pessoas estão na fila de espera por transplantes no Rio Grande do Norte, segundo dados da Central Estadual de Transplantes, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Nesta segunda-feira (1º), 1.043 pacientes aguardam por órgãos: dois por coração, 22 por medula óssea, 363 por rins e 656 por córneas.

Para incentivar a doação de órgãos, foi lançada hoje a campanha Setembro Verde, no Hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. O evento reuniu gestores, profissionais de saúde, familiares de doadores e transplantados.

“Temos que apontar os caminhos da informação correta sobre os transplantes, a doação. Precisamos que as pessoas entendam o papel da solidariedade e da empatia”, disse o secretário de Saúde do RN, Alexandre Motta.

A Central de Transplantes do RN também coordena a captação de órgãos em hospitais do estado e, em alguns casos, o envio para outras regiões do país, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil (Sesed) e a Força Aérea Brasileira.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support