Saúde

RN tem mais de 800 pessoas na fila de espera por doação de órgãos

Ao todo, o estado tem 541 pessoas à espera por córneas, 309 para rins, 20 para medula óssea, e duas pessoas para coração. 

No Rio Grande do Norte, o número de pessoas que aguardam transplante se aproxima de 1.000, apesar de ocupar o 4º lugar em doações de órgãos entre os estados do Nordeste. Ao todo, o estado tem 541 pessoas à espera por córneas, 309 para rins, 20 para medula óssea, e duas pessoas para coração.

Segundo a Secretaria de Saúde Pública, é fundamental que cada cidadão que deseja ser doador informe seus familiares, pois a autorização deles é essencial para que a doação seja realizada.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Rogéria Medeiros, destaca que a fila de espera depende diretamente da doação. Em 2022, foram realizados 133 transplantes de córneas, 160 de medula óssea, 2 de coração e 36 doações de múltiplos órgãos, mas o estado precisa de mais doadores. “Ser um doador é um gesto de amor e respeito à vida”, conclui Medeiros.

A doação de órgãos é uma atitude que pode salvar vidas, e informar seus familiares sobre o desejo de ser doador é fundamental para que a doação seja realizada. Ao doar órgãos, você pode ser a esperança de uma pessoa que aguarda por um transplante, e assim, contribuir para um mundo com mais vida e saúde.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support