Confirmados

RN tem mais de 650 mortes e quase 16 mil casos de Covid-19

Situação epidemiológica segue dramática no Estado, pressionando a já colapsada rede hospitalar

O Rio Grande do Norte tem 655 mortes por Covid-19 confirmadas. Dessas, 29 confirmadas nas últimas 24 horas e 11 ocorridas de ontem para hoje. Os dados foram apresentados há pouco pelo secretário-adjunto de Estado da Saúde Pública, Petrônio Spinelli.

Ele afirmou que o Estado tem 15.889 casos confirmados da doença, além de 24.641 pessoas com suspeita de contaminação pela doença. Os casos descartados somam 24.974 (pessoas que testaram negativo para Covid-19). Há ainda 109 óbitos em investigação.

A ocupação de leitos é um quadro que não mudou, apesar da abertura de novas unidades. A taxa de ocupação das regiões Oeste, Alto Oeste e Guamaré é de 100%. Na região metropolitana de Natal, o índice é de 96.8% e no Seridó 74%. Há, no Rio Grande do Norte 760 pessoas internadas por causa da Covid-19 (com suspeita de contaminação e com diagnóstico positivo), das quais 358 em leitos críticos.

“A avaliação sobre a pressão da rede hospitalar deve ser feita não só pela ocupação dos leitos, mas pela fila de espera. E essas filas estão muito fortes nas UPA´s de Natal, na região metropolitana e um puco menos dramática nas outras regiões”, ressalta Petrônio Spinelli. E arrebata: “a situação é muito dramática na região de Natal, particularmente em Natal”.

Ainda segundo o secretário, nas regiões em que as prefeituras aderiram de forma efetiva ao Pacto pela Vida houve redução na pressão por assistência hospitalar. “Essa situação dramática só vai melhorar se o Pacto pela Vida de fato se intensifica e se a sociedade aumentar o isolamento social”, finalizou.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...