RN registra 2º maior crescimento do país nas atividades turísticas em agosto
O setor de turismo do Rio Grande do Norte registrou crescimento de 5,8% em agosto na comparação com julho, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (14). Este é o primeiro resultado positivo após quatro meses consecutivos de queda.
O desempenho do turismo potiguar foi o maior entre os cinco estados do Nordeste analisados e o segundo maior entre os 17 estados pesquisados no país, ficando atrás apenas do Amazonas (6,9%). A recuperação em agosto também refletiu na receita do setor, que cresceu 4,2% em relação a julho.
Na comparação anual, o crescimento foi ainda mais expressivo. Em relação a agosto de 2024, o volume de atividades turísticas subiu 6,1%, enquanto a receita nominal aumentou 15,5%. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o turismo potiguar registrou expansão de 5,6% em volume e 13,6% em receita.
Nos últimos 12 meses, a variação acumulada mostra crescimento de 7,8% no volume de atividades e 14,5% na receita nominal. Os números do estado também ficaram acima da média nacional: o Brasil registrou alta de 0,8% em agosto, com receita crescendo 2%, após três meses consecutivos de resultados negativos.
