RN recebe mais 10,5 mil doses da vacina da Pfizer
O lote de vacinas para a primeira dose de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e grávidas.
Um novo lote de vacinas contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Rio Grande do Norte na tarde desta terça-feira (18). As 10.530 doses foram recebidas no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, por volta das 15h.
O lote de vacinas será, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, para a primeira dose de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e grávidas. Por conta do esquema diferenciado de armazenagem, a distribuição das doses ainda será coordenada junto aos municípios.
Na tarde de ontem (17), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) encaminhou a Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaiba e Extremoz um lote com mais de 18 mil vacinas da Pfizer.
A opção por deixar as doses na Região Metropolitana se dá por conta da infraestrutura da rede de frio da área, pois a vacina precisa ser mantida a -20ºC para uma validade de duas semanas.
Com esse carregamento, o RN ultrapassa as 100 mil doses recebidas em apenas um dia. Durante a madrugada foram as 38.200 unidades da CoronaVac, que devem encerrar o déficit da 2ª dose em atraso, e 55.300 doses da Astrazeneca, destinadas também para completar o esquema vacinal dos potiguares.
A plataforma RN+ Vacina registra, até a tarde desta terça, que foram aplicadas 904.278 vacinas em todo o estado, tendo atingido 599.965 mil potiguares com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.