O Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira (3) o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A imunização tem como objetivo principal proteger os recém-nascidos contra casos graves de bronquiolite e outras complicações respiratórias.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que recebeu do Ministério da Saúde pouco mais de 10 mil doses. A distribuição para os municípios potiguares deve começar na próxima semana, para que as cidades iniciem a vacinação das gestantes nas unidades de saúde.
A vacina é aplicada em dose única e não há limite de idade para que a gestante seja imunizada. Segundo a Sesap, a proteção é imediata para o bebê, já que os anticorpos produzidos pela mãe durante a gravidez são transferidos pela placenta para o feto.
Dados da Sesap apontam que o VSR é responsável por cerca de 30% das internações pediátricas no RN. Até o início deste mês, foram registrados 270 casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças de 0 a 4 anos, sendo 243 em menores de 2 anos, além de três mortes associadas à infecção.
