Desenvolvimento

RN poderá ganhar porto e ferrovia

Estimativa é que chineses invistam 2 bilhões de dólares no Estado, nas áreas de produção eólica e extração de ferro, entre outras

O Rio Grande do Norte poderá ganhar mais um porto e um sistema de ferrovias. O primeiro, a ser construído em Porto do Mangue. Já o sistema ferroviário viria de Jucurutu até aquela cidade da Costa Branca.

Entendimentos nesse sentido estão sendo encaminhados entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, governo e empresários chineses e prefeituras de Porto do Mangue e Jucurutu.

Empresários chineses da State Power Investment Corporation (SPIC) pretendem investir cerca de 2 bilhões de dólares no Estado, nas áreas de produção de energia eólica e exploração de minério de ferro. A expectativa é que seja montado um parque eólico em alto-mar, além da exploração de ferro em Jucurutu. O produto extraído das minas de ferro em Jucurutu seria escoado por via marítima a partir de um porto construído em Porto do Mangue.

Os chineses estão animados com essas duas potencialidades potiguares. No caso do ferro, com a perspectiva de que a exploração se mantenha por muitos anos. Em relação à geração de energia eólica, pelo fato de os ventos da região terem capacidade de produção de 49%, enquanto que na China não passa de 19%.

A participação do Governo do estado do Rio Grande do Norte é acelerar a liberação de licenças ambientais e conceder incentivos para que os planos da SPIC de iniciar os investimentos ainda este ano se concretizem.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support