Pandemia

RN poderá decretar lockdown ainda esse mês

Medida atingiria, inicialmente, as cidades de Mossoró e Natal, municípios com maior número de casos confirmados e de mortes provocadas pela Covid-19

 

O Estado do Rio Grande do Norte poderá decretar lockdown nos próximos dias. Auxiliares da governadora Fátima Bezerra (PT) já fazem discursos preparatórios à adoção da medida. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 6/5, o secretário-adjunto de Saúde Pública, Petrônio Spinelli, alertou para essa possibilidade.

Segundo Petrônio Spinelli, o Comitê Científico do Nordeste, órgão que assessora os Estados nordestinos na prevenção e combate ao novo coronavírus, já alerta para a necessidade de decretação de lockdown nesses entes federados. Atualmente, a medida já vigora no Maranhão.

No caso do Rio Grande do Norte, discute-se, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN) a possibilidade de adoção da medida extrema nas cidades de Mossoró e Natal (municípios com maior número de casos confirmados e de mortes provocadas pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus).

De acordo com fontes ouvidas pelo Portal do RN, o governo aguarda o comportamento da população em relação ao respeito às medidas atuais de isolamento social. Caso os percentuais de isolamento não atinjam pelo menos 60% no Estado, a expectativa é que o lokdown poderá ser decretado a partir de 20 de maio, quando vence o atual decreto de distanciamento social. Além disso, será levado em conta a evolução nos números de contaminação e mortes pela Covid-19, atualmente sempre em ascendência.

Lockdown, que pode ser traduzido como “confinamento”, significa o bloqueio total de uma região, imposta pelo Estado ou pela Justiça. É a medida mais rígida adotada durante situações extremas, como uma pandemia. Nessas condições, o cidadão é restrito de circular áreas públicas sem motivos emergenciais, cruzar fronteiras e muitas vezes pode haver toque de recolher. O rígido controle de circulação de pessoa é garantido por meio de fiscalização feita pelo governo.

No Brasil, além do Maranhão está com lockdown, o Pará também determinou em algumas de suas cidades, ontem; e hoje, passa a vigorar em determinados municípios do Rio de Janeiro. Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo também estudam adotar o lockdown.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support