Pandemia

RN poderá decretar lockdown ainda esse mês

Medida atingiria, inicialmente, as cidades de Mossoró e Natal, municípios com maior número de casos confirmados e de mortes provocadas pela Covid-19

 

O Estado do Rio Grande do Norte poderá decretar lockdown nos próximos dias. Auxiliares da governadora Fátima Bezerra (PT) já fazem discursos preparatórios à adoção da medida. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 6/5, o secretário-adjunto de Saúde Pública, Petrônio Spinelli, alertou para essa possibilidade.

Segundo Petrônio Spinelli, o Comitê Científico do Nordeste, órgão que assessora os Estados nordestinos na prevenção e combate ao novo coronavírus, já alerta para a necessidade de decretação de lockdown nesses entes federados. Atualmente, a medida já vigora no Maranhão.

No caso do Rio Grande do Norte, discute-se, no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap/RN) a possibilidade de adoção da medida extrema nas cidades de Mossoró e Natal (municípios com maior número de casos confirmados e de mortes provocadas pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus).

De acordo com fontes ouvidas pelo Portal do RN, o governo aguarda o comportamento da população em relação ao respeito às medidas atuais de isolamento social. Caso os percentuais de isolamento não atinjam pelo menos 60% no Estado, a expectativa é que o lokdown poderá ser decretado a partir de 20 de maio, quando vence o atual decreto de distanciamento social. Além disso, será levado em conta a evolução nos números de contaminação e mortes pela Covid-19, atualmente sempre em ascendência.

Lockdown, que pode ser traduzido como “confinamento”, significa o bloqueio total de uma região, imposta pelo Estado ou pela Justiça. É a medida mais rígida adotada durante situações extremas, como uma pandemia. Nessas condições, o cidadão é restrito de circular áreas públicas sem motivos emergenciais, cruzar fronteiras e muitas vezes pode haver toque de recolher. O rígido controle de circulação de pessoa é garantido por meio de fiscalização feita pelo governo.

No Brasil, além do Maranhão está com lockdown, o Pará também determinou em algumas de suas cidades, ontem; e hoje, passa a vigorar em determinados municípios do Rio de Janeiro. Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo também estudam adotar o lockdown.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...