CIPTEA

RN passa a emitir carteira de identificação para pessoas com autismo

O Rio Grande do Norte passou a contar oficialmente com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A criação do documento foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial do Estado.

A nova lei, de nº 12.459/2025, tem como objetivo garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados para pessoas com autismo, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A CIPTEA será emitida gratuitamente, inclusive em caso de segunda via. O documento é destinado a pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e assegura atendimento prioritário em repartições públicas, unidades de saúde, escolas, instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.

Além de facilitar a identificação, a carteira também permitirá ao Estado manter um cadastro atualizado das pessoas com TEA.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support