Recorde

RN lidera “desperdício” de energia renovável em setembro

O Rio Grande do Norte bateu recorde no “desperdício” de energia renovável no último mês de setembro, sendo o líder em todo o país. O dado é do Operador Nacional do Sistema (ONS), consolidado pela consultoria CarpeVie, parceira do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), e foi divulgado nesta quinta-feira (9).

Segundo o levantamento, o estado foi responsável por 36,01% dos cortes de geração entre todas as unidades da federação. O corte de energia, fenômeno conhecido como curtailment, ocorre quando usinas eólicas e solares são obrigadas a reduzir ou interromper a geração de energia devido à falta de capacidade de escoamento na rede de transmissão.

Segundo o presidente do CERNE, Darlan Santos, o prejuízo acumulado pelo setor renovável brasileiro já ultrapassa R$ 5 bilhões.

No acumulado de 2025, segundo o levantamento, o RN ocupa a segunda posição nacional no desperdício dessa energia, atrás apenas da Bahia. Ao todo, 70% das perdas estão concentradas no Nordeste.

Os três primeiros do ranking de cortes de energia renovável são:

  • Bahia (35,14%);
  • Rio Grande do Norte (25,43%);
  • Minas Gerais (15,63%).

Outros estados nordestinos também aparecem entre os mais afetados: Piauí (9,42%), Ceará (7,58%), Pernambuco (3,03%), Paraíba (1,79%) e Maranhão (0,62%).

*Com informações do G1

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support