Decreto

RN institui plano para combater queimadas e incêndios florestais

O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quarta-feira (1º) o Decreto nº 34.942/2025, que institui o Plano Estadual de Prevenção Ambiental e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, denominado “RN Sem Chamas”. O programa tem como objetivo reduzir incêndios, eliminar gradualmente o uso do fogo no campo e proteger a biodiversidade.

O plano inclui ações de prevenção, combate direto, substituição das queimadas por práticas agrícolas alternativas e redução de emissões de poluentes. Também prevê proteção da fauna, flora e unidades de conservação, além de promover educação ambiental no meio rural.

A coordenação ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), com apoio de órgãos como Idema, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, Sesap, EMATER e SAPE. As atribuições envolvem fiscalização, monitoramento, combate e orientação a produtores rurais.

Entre as técnicas alternativas previstas estão adubação verde, rotação de culturas, sistemas agroflorestais, compostagem, reflorestamento social e agricultura orgânica. O programa também prevê estímulo a atividades como apicultura, meliponicultura e ecoturismo.

Notícias semelhantes
Comentários
Loading...
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support